Olhai pelas crianças na natação
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 21/Nov/2024
O questionamento surge outra vez, após a divulgação de uma reportagem em uma rede de televisão que aponta como “fantástica” a conquista de vitórias e medalhas para nadadores de 8 anos.
E, além disso, mostra que o resultado é fruto de um árduo trabalho realizado pelas crianças que atingem 8km de natação diariamente, além de 4 sessões de trabalho fora d`água por semana.
Voltamos na discussão. O que é muito ou pouco? 5, 6, 7 dias por semana? Treinos duplos? Aulas complementares?
A ideia de trabalho duro, em uma idade tão jovem, parece apenas fornecer esgotamento precoce mais pressão.
Um treinador consciente terá diretrizes sobre quantos treinos as crianças devem realizar com base na idade e maturidade.
Alguns pais podem querer que seus filhos frequentem mais sessões de treinos do que o necessário, mas, em vez disso, devem confiar no julgamento do treinador.
Não há duas crianças iguais e pode haver grandes diferenças de tamanho e maturidade entre crianças da mesma idade.
Alguns treinadores podem ter regras rígidas de trabalho por faixa etária para um número de treinos e níveis ou, em vez disso, podem dividir os nadadores individualmente.
As crianças não conseguem ter poder de análise. Cabe aos pais, essa difícil tarefa. Há que confiar em seu treinador para tomar as decisões certas para seus filhos. Se não confiar no treinador, estará fadado a ter mais problemas mais tarde.
Quando as crianças são mais novas, o foco deve ser se divertir com os amigos em uma experiência de aprendizado positiva, onde elas estão desenvolvendo novas habilidades e técnicas. Há uma razão pela qual 70% das crianças abandonam os esportes competitivos aos 13 anos. A razão número um é “não é mais divertido”.
Os melhores técnicos de categorias de base são os que ensinam a técnica e mantêm a diversão, com treinos motivadores e divertidos. Aprendem brincando.
Enxergam muito além do presente.
A partir dos 13 anos as crianças podem começar a fazer treinos duplos, uma ou duas vezes por semana.
Quem tem ótimos treinadores e confia neles, deve seguir o cronograma de treino deles. Pais que levam seus filhos para treinos extras ou insistem em movê-los para um grupo mais velho não estão ajudando seus filhos.
Quando tiver dúvidas, peça ajuda. Converse com pessoas especializadas.
Palavras chave: Natação; Crianças; Cuidado.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).