Pensando a longo prazo
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 08/Jan/2025
Estamos perdendo a capacidade de pensar a longo prazo. Possivelmente, muito devido às redes sociais.
No esporte, isso pode ser fatal.
Há muita ênfase no desenvolvimento de competência física por meio do esporte a curto prazo. Toda criança deveria ser guiada por um modelo de longo prazo. A maioria delas cai no esquecimento e perde os benefícios (da atividade física) durante a infância e na vida adulta.
Quando os nadadores ficarem mais velhos, eles não se lembrarão de quais séries e repetições eles fizeram, mas se lembrarão de como o técnico os fez sentir. Eles estavam sendo motivados, eles estavam sendo encorajados? As pessoas responsáveis, técnicos e pais, estavam se importando com elas? Ou buscavam somente resultados a curto prazo?
A participação em múltiplos esportes/atividades deve ser encorajada o mais cedo possível durante a infância. Brincadeiras saudáveis e diversificadas supervisionadas em vários ambientes são apropriadas, como: água, floresta, terra, esporte etc. em vários planos (por exemplo, mergulho na natação, parada de mão na ginástica).
As crianças não são iguais. Os programas deveriam ser individualizados com base na competência técnica e nas qualidades físicas possuídas pelo atleta. As qualidades físicas consideradas incluem sua condição de crescimento/maturação, idade, tempo de treinamento, força/potência/outras qualidades e fatores de risco de lesão.
O programa deve ajudar a desenvolver os nadadores com as habilidades de que eles podem precisar para serem capazes de assumir a responsabilidade por seu próprio desenvolvimento agora e mais tarde na vida, em uma espiral positiva.
Durante o processo, é necessário incluir testes físicos para dar feedback sobre o progresso do programa de treinamento.
O treinador consciente está mais focado no bem-estar e desenvolvimento de seus nadadores do que na própria imagem e na obtenção de resultado a curto prazo.
A especialização precoce pode criar problemas com o desenvolvimento de uma ampla gama de habilidades motoras ao longo do desenvolvimento de um nadador.
A criança precisa de espaço e tempo para se desenvolver.
Cada uma delas tem seu timing, sua própria forma de desenvolvimento físico, intelectual e motor. Não é a aceleração de um processo que vai adiantar a evolução física, biológica ou intelectual da criança.
Muito ao contrário. Poderá encurtar a vida útil dela no esporte e trazer lesões.
Palavras chave: Esporte; Natação; Futuro; Processo.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).