Nova Visibilidade

Nova Visibilidade
Instituto Semente do Esporte
Instituto Semente do Esporte

Nova Visibilidade

Gotas Olímpicas

Por: Ricardo de Moura

Data: 12/Fev/2025

Devido a diversas mudanças na indústria do esporte, comunicação e tecnologia, a situação em que poucos possuíam direitos de transmissão deixou de existir.

Estamos fortemente conectados digitalmente, utilizando redes sociais, transmissões ao vivo, WhatsApp e pagamentos via Pix.

Sobrecarregados por vídeos de 15 segundos, perdemos a habilidade e o interesse em consumir conteúdos mais longos. Esta circunstância se tornou um grande obstáculo para as empresas de mídia tradicionais e entidades.

A comunicação se transformou.

O esporte emergiu como uma opção eficiente em um contexto de transformações nas mídias.

A notoriedade não surge ao acaso.

Para estabelecer canais de comunicação efetivos e estabelecer uma comunicação segura, é importante considerar alguns aspectos.

As mensagens precisam ser transparentes, diretas, sucintas e cativantes.

Sempre buscando esclarecer antes das questões e questionamentos da comunidade.
As mensagens mais do que rápidas, devem ser precisas. Na comunicação, atitudes não assertivas raramente alcançam metas.

É crucial expressar as emoções que realmente querem expressar através das palavras, seja na fala ou na escrita. Uma linguagem pessoal, confiante e, sobretudo, ética.

Não adianta orientar a todos sobre como agir e agir sem seguir seus próprios conselhos.

É fundamental contratar ou consultar especialistas em comunicação.

Nem só de desenvolvimento tecnológico se faz a era digital. As pessoas e os seus comportamentos são extremamente importantes para compreender e fomentar a transformação digital nas organizações.

Diante da hiper conexão, as empresas precisam analisar o comportamento do público para garantir competitividade, aprimorar a comunicação, identificar o público-alvo e compreender suas principais necessidades.

As organizações esportivas estão preparadas para esse desafio? O produtivo apresentado por elas é atrativo? Qual a estratégia de comunicação?

Palavras chave: Comunicação; Visibilidade; Esporte.

Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.

Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Por
Instituto Semente do Esporte
Associação privada sem fins econômicos, fundada em 2008, para atuar em projetos de desenvolvimento social nas áreas de esporte, cultura, lazer, inclusão digital e qualificação profissional.
CONTRIBUA COMO PUDER

Contribua para um Brasil mais esportivo e inclusivo!

plugins premium WordPress

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.