O evento mais importante de natação do calendário nacional acontecerá entre os dias 21 e 26 de abril.
Será o inaugural do ciclo olímpico de 2025 a 2028.
Ao realizar as análises, será desafiador perceber o resultado sem compreender de maneira explícita o processo e o planejamento envolvidos.
As metas de desempenho ainda não foram estabelecidas. O planejamento estratégico para o ciclo olímpico não foi definido.
Em 2024, esse campeonato foi responsável pelo melhor tempo da temporada para 60% dos nadadores que estão entre os cinco primeiros do Ranking Brasileiro.
Isso significa que, durante o restante do ano, esses atletas não conseguiram evoluir tecnicamente.
É necessário reavaliar o calendário das competições. A principal disputa que ocorre em abril, se já funcionou, já não traz os mesmos resultados.
As equipes chegam sem o preparo técnico, físico e psicológico adequado para enfrentar a competição.
Além disso, as competições preparatórias nos calendários regionais não são atrativas e não oferecem o nível técnico necessário para uma avaliação eficaz.
Tanto que muitas equipes preferem realizar tomadas de tempo internas que participar das competições oficiais.
Outros, quando podem, participam de competições fora do país, como foi o caso de alguns deles no início deste ano.
Não há tempo para surgir novos valores no evento. Nadadores que mudam de categoria, de clube, de técnicos, de programa de trabalho.
Há, ainda, o fato de nomes importantes da natação brasileira que vivem e estudam nos USA e que tiveram suas competições no final de março, com pouco tempo de adaptação para a piscina de 25 jardas (onde competem e treinam por 7 meses) para a piscina de 50 metros.
Insensíveis aos apelos de clubes, nadadores e responsáveis para uma alteração de data, a Assembleia Geral da CBDA aprovou o calendário como está.
Assim, com esses desafios, a competição será realizada como seletiva para o Campeonato Mundial de Cingapura.
Com um número reduzido de nadadores a serem convocados (12), conforme deliberação da CBDA. Quem vai ganhar a competição? Nadadores, técnicos, clubes, dirigentes? A natação brasileira?