Era apenas uma questão de tempo.
O Comitê Olímpico Internacional anunciou a adição das provas de 50 metros peito, costas e borboleta às Olimpíadas de 2028 em Los Angeles.
Essa decisão aumentará o número de provas individuais com direito a medalhas, tanto para homens quanto para mulheres, de 14 para 17.
No total, serão realizadas 41 provas de natação no Estádio SoFi durante os Jogos de Los Angeles 2028.
As implicações dessa decisão começam com o número máximo de nadadores autorizados a competir nas Olimpíadas, que atualmente é limitado a 26 para cada gênero.
Se esse limite permanecer inalterado, será necessária uma mudança na estratégia das equipes, exigindo que priorizem determinadas provas e nadadores.
A competição olímpica, estendida para nove dias a partir de Tóquio 2021, agora está sendo considerada para uma nova extensão para dez dias.
A inclusão de eliminatórias, semifinais e finais para seis provas, sem dúvida, aumentará a duração de cada sessão. Como as Olimpíadas já duram nove dias, isso pode representar desafios para atletas que competem em eventos com intervalos de tempo muito longos, que podem atingir uma semana de intervalo.
Se um dia adicional for adicionado para acomodar 41 provas em dez dias, isso afetará a programação em todos os níveis, incluindo os cronogramas das seletivas olímpicas.
Outro impacto significativo da adição das provas de 50 metros é o potencial de aumento da longevidade dos atletas. Atletas mais velhos costumam manter sua velocidade nas provas de 50 metros por mais tempo.
Por exemplo, Cam McEvoy, 30 anos, vencedor da prova de 50m nado livre em Paris, o primeiro nadador australiano a participar de quatro Olimpíadas após garantir sua vaga para Paris, ainda não descartou Brisbane 2032.
McEvoy alterou totalmente seu programa de trabalho, se tornou um estudioso no trabalho de força e potência e diminuiu o volume na água. Pode ser um caminho.
Mas, não se precipitem. Nenhum programa ruim de trabalho pode ser salvo pela inclusão das provas de 50m nos estilos. Para quem possui um bom programa, é só uma questão de adaptação.