A FILA ANDA…
A eliminatória americana de natação, que vai de 26 a 30 de abril, para o Mundial de Budapeste, reúne muitos medalhistas olímpicos.
Entre eles, nomes importantes da história contemporânea da natação mundial.
Katie Ledecky e Caeleb Dressel conquistaram, cada um deles, 7 medalhas de ouro olímpicas.
Os atletas sabem da dificuldade de obter uma vaga para integrar a seleção americana.
Essa briga começa no próprio aquecimento. Onde o espaço parece pequeno para o número de atletas inscritos. Quem pode mais, chora menos.
Alguns atletas vão sedimentando seus resultados com o tempo e buscando espaço e protagonismo.
Claire Curzan, é natural da Carolina do Norte – local da competição, fez sua estreia olímpica em Tóquio. A nadadora, de 17 anos, pode ganhar tantas provas quanto Ledecky. Ela tem o melhor tempo nos 50m livre, 100m livre, 50m costas, 100m costas e 100m borboleta. Entre todos os inscritos é a atleta mais nova da competição com o primeiro tempo de inscrição.
Shaine Casas, de 22 anos, não foi aos Jogos Olimpicos de Tóquio. Foi campeão mundial de piscina curta em 2021, nos 100m costas. Está entre os melhores tempos de 100m costas e 100m borboleta. Ryan Murphy continua como favorito no nado de costas.
Michael Andrew, 23 anos, não conseguiu firmar como uma das grandes expectativas americanas para Tóquio. Atleta versátil, ele foi o único atleta americano a se classificar nas provas de 50m livre, 100m peito e 200m medley. Tem, agora, uma nova oportunidade.
Carson Foster, 20 anos, não integrou a equipe olímpica de Tóquio. Ficou em 3º lugar nas eliminatórias nos 400m medley. Tem 4 medalhas de ouro no Campeonato Mundial Junior de 2019. Está inscrito com o melhor tempo na prova de 400m medley.
Luca Urlando, 20 anos, também não foi a Tóquio. Ganhou 5 medalhas de ouro no Campeonato Mundial Junior de 2019. Foi um dos destaques da competição. Tentará a vaga nos 200m borboleta e 4x200m livre.
Allison Schmitt e Paige Madden continuarão a saga de derrotar Katie Ledecky.
Alguns tentarão fazer a fila andar mais rápido. Outros, tentarão impedir.
As surpresas irão ocorrer. A fila anda. Não tem jeito.
Autor: Ricardo de Moura, 25/ABR/2022