Nem menos. Nem mais.
Data: 23/MAI/2022
Por: Ricardo de Moura
A prova de 1500 m livre é a prova mais longa do programa olímpico na natação.
Para auxiliar os atletas participantes nas provas de 800 m livre e 1500 m livre, existem regras específicas da Federação Internacional de Natação – FINA:
SW 2.6.6 – Nas provas de 800 e 1500 metros, um Juiz de Virada colocado na cabeceira de saída e de virada devem anotar o número de voltas completadas pelo nadador de sua raia. Os nadadores devem ser informados sobre o número de voltas a completar, mostrando-lhe as placas de volta com números ímpares na cabeceira de virada. Poderá ser utilizado equipamento automático, incluindo display
subaquático.
SW 2.6.7 – Cada Juiz de Virada, colocado na cabeceira de saída, dará um sinal de aviso quando, ao nadador de sua raia, faltar duas voltas e mais cinco (5) metros para terminar a sua prova de 800 ou 1500 metros. Este sinal deverá ser repetido após a virada até uma distância de cinco (5) metros. O aviso poderá ser dado por apito ou sinos.
Samuel Short, nadador australiano de 18 anos, promoveu uma cena fora dos padrões durante o Campeonato Australiano de Natação, seletiva para o Mundial de Budapeste a ser realizado em junho, que terminou no último fim de semana.
Ele liderava fácil a prova de 1500 m livre quando parou de nadar faltando 100 metros, acreditando que a prova já tivesse terminado. Perdeu 35 segundos até retomar a prova.
Assim mesmo venceu, com 15,05,55, mas não conseguiu o índice (15,04,64) para o Mundial nem para os Jogos da Comunidade Britânica, que não tem os 800 m livre.
O fato remete ao acontecido no I Campeonato Mundial de Natação, Belgrado – 1973.
O australiano Stephan Holland,15 anos, e o americano Rick Demont, 17anos, travaram dura batalha na prova de 1500 m livre.
Estavam tão concentrados na disputa que não perceberam o sino que sinalizava os últimos 100 metros.
Continuaram nadando.
Hollander virou novamente após 1600m, parando apenas quando os gritos e sinos dos oficiais chamaram sua atenção. Ele quebrou os recordes mundiais de 800m e 1500m na prova – e se existisse, ele teria batido o recorde mundial de 1600 m também.
Eu estava lá na oportunidade e fui um dos que ficaram surpresos com o fato.
Stephen ganhou a primeira e única medalha de ouro da Austrália no evento.
Foi o precursor da escola australiana de nadadores de fundo que revelou Kieren Perkins, Grant Hackett, Daniel Kowalski e Glen Housman.
Atletas campeões na prova de 1500m livre. Nem menos nem mais.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.