Entendendo os resultados
Data: 14/jun/2022
Por: Ricardo de Moura
Os resultados ao longo da vida esportiva devem ser entendidos o mais rapidamente possível. Para quem não viveu o esporte, entender a natação não é fácil.
Os pais, elementos fundamentais na vida do nadador vão compreendendo (ou não) a natação ao longo do tempo. Um pai de mirim é um pai-mirim. Conforme o filho vai avançando de classe, ele vai também tendo um upgrade. Até chegar a pai-sênior (se o filho chegar lá).
Nem todas as competições serão perfeitas. Poderá ocorrer situações adversas. A atitude mental terá que prevalecer. O apoio da família, independente da idade, é fundamental.
Manter a cabeça erguida e seguir em frente.
Na vida esportiva, o nadador sofrerá algumas trocas de treinadores. Nem sempre será uma adaptação fácil. Para nenhum dos lados.
Os treinadores não são robôs. Eles cometem erros. São seres humanos.
Cada nadador é diferente. É difícil para os técnicos adaptarem uma progressão para cada nadador individualmente, especialmente se eles tiverem uma equipe grande.
O coaching não é uma ciência e, como a maioria das coisas, é desenvolvido por meio de tentativas e erros repetidos. Duvido muito que haja um único treinador no mundo que voluntariamente não queira o sucesso de um nadador.
A culpa não pode ser apenas do técnico, nem toda do nadador.
As expectativas dos nadadores e da família devem ser compatíveis com a realidade técnica do atleta. Têm que corresponder ao trabalho executado.
Muitos nadadores são focados e executam bem as tarefas no treino. Mas a vida fora das piscinas não combina. Alimentação errada, falta de descanso, sem cuidar da saúde…
A saúde é o principal fator para a performance.
Querer fazer é uma coisa. Trabalhar para fazer é outra.
A temporada é um período muito longo. O mundo, hoje, trabalha com metas mais curtas.
Meta do dia, da semana, do mês e assim por diante.
Existem atletas que se pressionam demais. É necessário ter uma válvula de escape. Deixar nadar…
Aprimorar a técnica sempre. Técnica pobre, resultado pobre.
Da mesma forma que analisar um resultado de forma errada. Análise pobre. Resultado pobre. Sem futuro.
O técnico é o mentor. Quando perceber que alguma coisa não está correndo como o programado, uma reunião é a melhor saída. Uma resenha.
Momento de alinhar. Pontos positivos: o técnico tem que mostrar preparo, alinhamento dos objetivos (mesmo objetivo entre técnico e atleta), sem privilégios individuais, feedback (claro, conciso e direto), liderança e confiança.
Não existe fracasso. Existem somente resultados – Anthony Robbins
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.