E agora, Paris?
Data: 29/jun/2022
Por: Ricardo de Moura
Algumas perguntas feitas logo após a Natação nos Jogos Olímpicos de Tóquio vão sendo respondidas e outras vão sendo formuladas.
Quais os desafios para Paris 2024?
Apostar na juventude parece ser um caminho. A Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) predominaram nos resultados do Mundial de Budapeste.
Faltam 2 anos para Paris. Ahmed Hafnaoui (TUN) foi a grande surpresa em Tóquio.
Em Budapeste David Popovic (ROM), Summer McIntosh (CAN), Leon Marchand (FRA) anteciparam seu estrelato.
Mostraram que só o nome não ganha prova.
Mesmo sem a presença de suas estrelas máximas, Ariarne Titmus e Emma Mckeown, que ganhou sete medalhas em Tóquio, e com Kyle Chalmers, campeão olímpico nadando outras provas que não as tradicionais, a Australia se manteve como segunda força 17 medalhas (6 ouros, 9 prata e 2 bronze). Estará com sua equipe completa em Paris e tentará, uma vez mais, brigar com a equipe americana no feminino.
Caeleb Dressel e Adam Peaty que enfrentaram problemas físicos em 2022, conseguirão manter seus favoritismos? A conferir.
A natação feminina do Canadá que havia sido destaque no Campeonato Mundial de Piscina Curta em dezembro de 2021, confirmou sua ascensão. Ganhou 11 medalhas (3 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze). Summer McIntosh, 15 anos, foi o destaque, vencendo os 200 m borboleta e os 400 m medley, com novos recordes Mundiais Junior.
A França, país sede, já evoluiu e mostrou que irá disputar medalhas e protagonismo. Leon Marchand, 20 anos, venceu a prova dos 200 m medley e 400 m medley e ficou em 2º nos 200 m borboleta. Será a referência da natação em um país motivado a investir e incentivar seus atletas no maior evento do mundo que será realizado em casa.
A Itália também se apresentou muito bem, ficando em 3º no quadro de medalhas: 5 de ouro,2 de prata e 2 de bronze. Thomas Ceccon, 21 anos, bateu o recorde mundial dos 100 m costas com 51,60.
As provas olímpicas no Campeonato Mundial de 2023 em Fukuoka servirão como indicadores de desempenho do projeto para Paris.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.