Força jovem
Data: 02/jul/2022
Por: Ricardo de Moura
Mundial de Natação de Budapeste evidenciou um crescente desenvolvimento de nadadores mais jovens ao topo da pirâmide.
Tudo muito rápido.
Leon Marchand, francês, 20 anos, uma das estrelas do Mundial de Budapeste foi medalha de bronze no Campeonato Mundial Junior nos 400 medley em 2019, com 4,16,37, 6º nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, com 4,11,16 e medalha de ouro em Budapeste, 2022, com 4,04,28 (Recorde de Campeonato e Campeonato Europeu).
O desenvolvimento de talentos envolve múltiplos fatores: genética, economia, suporte disponível, qualidade e quantidade de treinamento acumulado com a idade, número de competições por temporada, participações em grandes competições, intercâmbio, troca de informações, técnicos comprometidos e com expertise, motivação…
O recente desenvolvimento na natação, com a introdução de novos eventos internacionais, como o Campeonato Mundial Junior, Liga Internacional de Natação, além das provas da Copa do Mundo e dos principais eventos da temporada, como Campeonatos Sul-americanos, Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos motivou e acelerou o processo de desenvolvimento dos mais jovens.
O Calendário de competições ajuda muito nessa evolução. Competições estruturadas, organizadas, com bom número de participantes. Desde os regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
Critérios bem formatados de seleção feitos com antecedência e amplamente divulgados.
O calendário de competições é uma das maiores forças dos Estados Unidos.
A ciência e a tecnologia são preponderantes no crescimento do atleta: monitoramento constante dos dados do processo de crescimento, dados antropométricos, alimentação, descanso, controle da maturação, biomecânica, processo evolutivo de treinamento…
Tudo isso alicerçado na família, NO TALENTO (habilidade treinada), na disciplina, organização, determinação, relacionamento com o técnico e os amigos.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade doautor.