O pulo do gato
Data: 8/set/2022
Por: Ricardo de Moura
Havia uma onça que admirava a agilidade do gato. Curiosa, resolveu pedir-lhe umas aulas. O gato aceitou ensiná-la. Um dia, achando que já havia aprendido tudo, a onça resolveu atacar e pegar o gato como refeição…mas o gato sumira. Dias depois, ao encontrá-lo, a onça perguntou: “Pois é, compadre, esse pulo você não me ensinou. ” E o gato, muito astuto: “Pois é comadre, é ele que me mantém vivo! ”
A fábula serve para explicar a expressão “pulo do gato”, usada para se referir a um segredo, truque ou explicação do sucesso ou da solução de alguma coisa.
Pode significar alguma ação, característica ou experiência que faz uma pessoa se destacar em meio às outras. Também pode ser uma referência a uma atitude de esperteza, de alguém que encontrou um jeito de escapar de uma situação complicada.
Isso serve para os negócios, para a vida, para o esporte.
Trabalhei com muitos professores, técnicos, atletas e dirigentes em projetos, clubes, instituições nacionais e internacionais. Em todos os lugares assisti o “pulo do gato”.
Eu mesmo, tenho os meus “pulos do gato”. Quem não os tem?
Alguns “pulos do gato”: saber sua limitação e criar uma equipe multidisciplinar, mudar a estratégia e a tática para obter um melhor resultado, transmitir uma mensagem certa no momento certo, usar a experiência e a intuição, buscar soluções em outras áreas, dar um passo atrás, inteligência emocional, ousadia, inovação, não falar demais, nem de menos…
Humildade também é um “pulo do gato”. Não deixa perder o contato com a realidade.
O problema está em saber usar essas ações no momento certo.
Resultado é fruto de um “pulo do gato”. Que gera respeito, admiração e receio nos adversários.
Às vezes, a ignorância pode ser um “pulo do gato”: “Eles não sabiam. Por isso, foram lá e fizeram. ”
Mas, na maioria das vezes, a ignorância é um “tiro no pé”.
Quem não sabe, normalmente vai decidir errado.
Uma vez, observando a decisão diferente de um técnico de natação sobre uma situação, falei: “Boa. Como ainda ninguém fez isso? ” Ele respondeu: “Ninguém me perguntou…”
A vida é uma coletânea de tomada de decisões.
Estar focado e amar o que faz é um diferencial.
É o grande “pulo do gato”. O resto é consequência.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.