Luz duradoura
Data: 20/set/2022
Por: Ricardo de Moura
Atualmente assistimos a momentos interessantes no esporte.
– APOSENTADORIA: A saída de um dos maiores tenistas da história, Roger Federer, 41 anos, após 24 anos de atividade.
– NASCE UMA ESTRELA: O surgimento de uma estrela da natação, o romeno David Popovic, recordista mundial dos 100 m nado livre, aos 17 anos.
– A SAGA CONTINUA: A conquista de Nicholas Santos, 42 anos, da vaga para o Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta. Será a 18ª participação de Nicholas em um Campeonato Mundial.
O primeiro Campeonato Mundial dele foi em 2001, Fukuoka (JPN).
Nicholas conquistou 4 medalhas em Campeonato Mundial de Piscina Longa (3 de prata e 1 de bronze), 11 medalhas em Campeonato Mundial de Piscina Curta (5 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze), 3 medalhas em Jogos Pan-americanos (2 de ouro, 1 de prata) e 4 medalhas em Jogos Mundiais Universitários (1 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze).
É o atleta mais velho da natação a ganhar medalha em Mundial.
Nicholas é o atual recordista mundial da prova de 50 m borboleta (conquistado em 2018 – igualado em 2021 pelo húngaro Szebastian Szabó) e tricampeão mundial da prova.
Independente de qual seja o esporte, o alto nível sempre exige muito do aspecto físico dos atletas.
A tendência é que, com a idade, o nível de competitividade vá diminuindo.
Mas existem atletas que conseguem superar essa situação. Conseguem se manter no alto nível, apesar da idade.
O número dos dois casos vem aumentando: o número de jovens conquistando espaço cada vez mais rapidamente e a realidade de atletas mais longevos, mantendo a performance elevada por mais tempo.
A aplicação da tecnologia no esporte, a evolução dos processos e condições de treinamento, o respeito à individualidade, a constituição das equipes multidisciplinares e as instalações de competição, são causas importantes para o cenário do esporte de hoje.
Nicholas é atleta da UNISANTA (Santos/SP).
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.