Uma poderosa força invisível
Data: 16/nov/2022
Por: Ricardo de Moura
A Copa do Mundo de Futebol da FIFA, que começa no próximo dia 20 no Qatar, é um dos maiores espetáculos esportivos do mundo.
A Copa do Mundo da Rússia, em 2018, teve uma audiência recorde de mais de 3,5 bilhões de pessoas e a final entre França e Croácia atraiu 1,12 bilhão de telespectadores (dados da FIFA).
Ainda, segundo a Fifa, mais da metade da população mundial com 4 anos de idade ou mais – assistiram a alguma parte da cobertura oficial, que foi transmitida ao vivo em todos os pontos do planeta entre 14 de junho e 15 de julho.
O evento, realizado a 4 anos, sofreu forte “virada” nas mídias tradicionais.
Os ídolos não precisam mais da imprensa tradicional. É a imprensa tradicional quem precisa dos ídolos.
Os fãs se comunicam diretamente com seus ícones. Utilizam a poderosa força invisível da internet.
Um post de qualquer dessas personalidades dá mais audiência que a presença dessa mesma personalidade em um programa nas mídias tradicionais.
A estrela do futebol mundial, o jogador português Cristiano Ronaldo, é a pessoa com o maior número de seguidores do mundo: mais de 493 milhões de pessoas.
Os “craques” Lionel Messi (Argentina) tem 359 milhões de seguidores e o Brasileiro Neymar Jr., 177 milhões.
Em uma rápida busca, os números dos atletas são muito superiores aos da seleção e clubes que representam.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), sabedora da importância das redes sociais, segue com projetos em busca de maior divulgação no mundo virtual e se aproximar do público jovem antes da Copa do Mundo 2022.
Através de um concurso, a entidade selecionou 11 influenciadores para compor a sua seleção de criadores de conteúdo digital que viajarão e acompanharão o dia a dia da seleção brasileira e, com o apoio da CBF, produzirão conteúdo para os seus seguidores.
Em tempo: a Globo perdeu a exclusividade dos direitos digitais para a Copa do Mundo.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.