Aprender a nadar da forma mais difícil
Data: 13/jan/2023
Por: Ricardo de Moura
Alguns aprendem a nadar da maneira mais difícil, depois de quase se afogarem em um acidente quando crianças.
Entre esses casos, encontram-se os medalhistas olímpicos da natação Thiago Pereira (Brasil), Cullen Jones e Jessica Hardy (USA).
Thiago Pereira: Meados de 1987. Thiago tinha 1 ano e meio. A mãe saiu da piscina, deu banho nele e foi tomar banho.
Thiago, criança hiperativa, pulou outra vez na piscina, cansou e começou a afogar. Foi salvo por um primo, Marcelo, de 6 anos.
Isso aconteceu em um domingo. Na segunda-feira a mãe, Rose, o matriculou nas aulas de natação.
Cullen Jones – Quase 20 anos antes de Jones ganhar sua primeira medalha de ouro no revezamento 4×100 metros livre – (Phelps fazia parte da equipe) nas Olimpíadas de Pequim em 2008 – o atleta criado em Nova Jersey se afogou em um parque aquático na Pensilvânia aos 5 anos. Ele virou de cabeça para baixo quando, em frações de segundos, os pais e os salva-vidas não estavam olhando.
Ele foi tirado da piscina e teve que sofrer o procedimento de RCP (Ressuscitamento Cardiopulmonar). Os pais, após esse drama, sabendo que o filho era muito atrevido e voltaria para a água, matriculam-no na natação.
Jessica Hardy – Teve uma experiência semelhante, aos 3 anos de idade. Ela estava em uma festa de aniversário de um amigo da família e caiu na piscina. Ela não sabia nadar e diz que “foi uma experiência muito assustadora.”
O afogamento é a principal causa de morte no Brasil em crianças até 4 anos, segundo a SOBRASA – Sociedade Brasileira de Salvamento.
Portanto, dois conselhos:
– Ensine seu filho a nadar – O risco de afogamento cai 88% se a criança aprender a nadar. E nunca tire os olhos dos filhos quando eles estiverem perto da água.
Alguns terão medo da água. O supercampeão Michael Phelps também tinha. Com bom ambiente e professores especializados esse problema estará resolvido.
– Aprenda RCP – Ressuscitamento Cardiopulmonar – Você pode nunca precisar usá-lo, mas se chegar a hora de uma criança precisar de RCP e você não souber, passará o resto da vida se arrependendo de nunca ter aprendido. É um arrependimento que você nunca vai superar.
Encontre um curso, mesmo online, é melhor que nada! Não tenha medo de usá-lo se chegar a hora.
Aprender a nadar é bom investimento e uma apólice de seguro.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.