15 de janeiro: dia do técnico esportivo – As armadilhas do técnico de natação
Data: 15/jan/2023
Por: Ricardo de Moura
Os técnicos de natação ocupam o lugar central do esporte.
Por ele passam as decisões. Ele é o apoio, o Norte, a referência…
Difícil quantificar todas as ações realizadas pelos profissionais técnicos de natação nos dias de hoje.
Uma profissão mágica que, em vez de ser escolhida, é quem escolhe seus profissionais.
No mundo do esporte, existem características semelhantes entre aqueles que atingem o topo profissional.
Como toda profissão, ela também apresenta algumas armadilhas:
– ARROGÂNCIA E AUTOSSUFICIÊNCIA – Os bons resultados mascaram uma realidade. Nada é absoluto. Acreditar que a vida será uma eterna vitória é ilusão. Altos e baixos faz parte do enredo. Ninguém faz nada sozinho. Humildade é o caminho…
– CONFIANÇA EM SI MESMO – Se a pessoa não confia em si mesma, vai esperar que alguém confie? Confiança (e não arrogância) é um ponto forte para unir as forças e vencer os desafios.
– REPETIR O MESMO TRABALHO – Tudo muda. O mesmo atleta é diferente a cada temporada. Repetir uma fórmula que deu certo, não significa que dará certo para sempre. Reciclagem e inovação. Olhar para dentro e para fora de seu esporte. Existem situações análogas com respostas inovadoras no mundo corporativo, militar, acadêmico, nos campos da medicina, da ciência, das artes…A busca da excelência não está só no esporte.
– ESCUTAR QUEM TEM MAIS RESULTADOS QUE OPINIÃO – Todo mundo vai querer dar uma opinião no trabalho. Dar ouvidos a quem ama e a quem confia. Na tomada de decisões, frequentemente recorremos a dados, intuição, relatórios, opiniões especializadas e uma série de outras fontes. Todos esses elementos são fundamentais, mas já pensamos na importância de escutar os atletas e as pessoas da própria equipe profissional?
– RECONHECIMENTO – Muitos estudiosos consideram a ingratidão como a pior atitude de um ser humano. O técnico depende de muitos fatores e pessoas. O atleta, os dirigentes, os funcionários e os familiares dos atletas são seres humanos. Aprender a trabalhar com eles e reconhecer o apoio, e expressar o agradecimento é fundamental.
– FALTA DE PERSISTÊNCIA – Os treinadores que param de tentar estão fadados a falhar. Nunca, jamais, desistir. O técnico deve isso, principalmente, a si mesmo e a seus atletas.
– VISÃO – Grandes treinadores podem “ver” o futuro de seu esporte, dos seus atletas, do programa, do treinamento e transmitem sua visão de forma eficiente a todos ao seu redor.
Existem muitas outras “armadilhas”, que a limitação de espaço me impede comentar. Deixo para cada um de vocês.
Parabéns, queridos técnicos de esportes de todo o planeta!
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.