imagem do artigo

Sem estratégia se faz qualquer negócio

Data: 17/jan/2023

Por: Ricardo de Moura

Entra ano e sai ano, a maioria das instituições esportivas não se envolvem em planejamento estratégico. Algumas ainda fazem, assim mesmo, pobre e malfeito.

Uma das razões é a descontinuidade administrativa. A troca sistemática de presidente a cada um determinado ciclo. Novas ideias, conceitos e prioridades.

Mas, uma das principais razões para a estratégia ruim é a falta de experiência em gestão estratégica, devido à escassez de gerentes e executivos com experiência e à presença daqueles que não entendem de gestão estratégica.

Se não existe uma gestão estratégica, fica difícil identificar o desenvolvimento e conquistas. Os sucessos são pouco ou nada valorizados e os fracassos punidos. Na maior parte das vezes sobra para o técnico esportivo.

Uma organização esportiva está sempre combatendo incêndios. Está tão envolvida em problemas internos que não tem tempo e força para programar um planejamento estratégico.

A falta de coerência e controle nos processos organizacionais significa que a maior parte do tempo é gasta na resolução de problemas, em vez de antecipar os problemas ou resolvê-los.

A maioria das instituições esportivas veem o planejamento estratégico e o gerenciamento estratégico como uma perda de tempo, pois têm a impressão de que podem lidar com os imperativos de longo prazo fazendo coisas que sempre fizeram de uma maneira específica. Se está indo, deixa assim. A pergunta é: indo para onde? São reativas e não proativas.

Os clubes e instituições que estão vencendo, não veem sentido em mudar. A situação é confortável e elas se contentam com isso. O sucesso gera uma arrogância perigosa. O cenário pode mudar de forma sigilosa sem haver tempo de recuperar o tempo perdido.

Com experiência, muitos gerentes pensam que podem enfrentar qualquer tempestade porque “já estiveram lá, fizeram isso”. Isso está completamente fora do contexto. O advento da era digital mudou as regras do jogo.

Outra das razões pelas quais as instituições esportivas não se dedicam à gestão estratégica é o medo do desconhecido. Aí é que está o contraditório: exatamente por causa do desconhecido e do imprevisível é que eles têm que planejar com antecedência. Também existe o medo dos gerentes em aprender novas habilidades, da aptidão com novos sistemas e da capacidade de assumir novas funções.

A falta de cultura de planejamento, a visão imediatista dos gestores, a estrutura interna das instituições e a dependência do governo (Leis de Incentivo) impedem a expansão de um investimento maior no esporte e nos patrocínios.

Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.

plugins premium WordPress

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.