Praças de construção e transformação
Data: 27/jan/2023
Por: Ricardo de Moura
Nas bordas das piscinas das competições e treinamentos de natação a dinâmica e a química que envolvem técnicos e atletas tem uma natureza própria.
Manifestações de todos os tipos. Gestos, assobios, gritos, conversas ao pé do ouvido, abraços, chamadas de atenção, instruções, correções, palavras de ordem, sinais e observação…
A natação é um esporte de observação.
Os nadadores observam as braçadas dos outros debaixo d’água durante os treinos e a relação técnico-atleta nos ambientes de treinamento e competição. Características diferentes de cada técnico se adaptam às necessidades distintas dos atletas. E vice-versa.
Os melhores treinadores são excelentes observadores. Alguns nadadores são mais fáceis de ler do que outros. De alguma forma, os melhores treinadores sabem como atender às necessidades de cada tipo de personalidade de sua equipe e tirar o melhor de cada um deles.
Nunca param de aprender. Estão sempre verificando o que os outros treinadores estão fazendo e tentando aprender como ser melhores.
São apaixonados pela profissão e amam o que fazem.
Essa paixão se espalha para seus nadadores e cria uma cultura positiva na equipe. Os nadadores sabem que é mais fácil permanecer engajado quando há um treinador apaixonado, onipresente na borda da piscina, para dividir as responsabilidades.
Os técnicos são mais empáticos que simpáticos. Sabem executar bem a estratégia do “morde e assopra”.
Passam motivação e energia. Sabem que quem está feliz nada mais rápido.
Os bons técnicos conseguem enxergar para além dos resultados esportivos. Adoram testemunhar um ser humano se tornar uma pessoa melhor por causa das lições transmitidas por meio da natação.
São hábeis comunicadores. Reúnem o grupo, sempre que necessário, e conseguem transmitir ambições elevadas e têm facilidade em transformar um grupo em equipe.
São confiantes. Acreditam no que planejam.
Bordas das piscinas, piscina de aquecimento, ambiente de competição, treinamento: praças que constroem campeões e cidadãos.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.