O outro lado da medalha
Data: 11/fev/2023
Por: Ricardo de Moura
Mark Spitz, nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, na natação, ganhou sete medalhas de ouro e estabeleceu sete recordes mundiais e se transformou em um dos principais atletas da história do esporte.
A natação é amplamente conhecida como um exercício adequado para manter a aptidão cardiovascular, controlar o peso e melhorar a saúde das articulações. É o esporte mais praticado pelo público em geral em muitos países, entre eles, Inglaterra e Austrália.
56 anos depois de Munique, em 2018, Mark Spitz, em casa, foi até sua geladeira e quase desmaiou. O incidente surgiu do nada.
Ninguém ficou tão surpreso quanto Spitz, que, aos 72 anos, mantém a forma, faz exercícios regularmente e come uma dieta pobre em carne há mais de 20 anos. Um tremendo susto!
Spitz foi diagnosticado com fibrilação atrial (AFib), que é uma condição em que o coração bate de forma irregular – muito rápido (taquicardia) – como acontece com o Spitz, ou muito lento (bradicardia). Curiosamente, é relativamente comum entre atletas de elite à medida que envelhecem.
Ele se recuperou totalmente desde o susto de 2018. E aconselha: “Há três coisas principais que meu médico diz que não se deve deixar de fazer: monitoramento, dieta e exercícios”.
Cada esporte de alto nível tem seus riscos.
Não é incomum os nadadores sofrerem de problemas respiratórios. Eles treinam em um ambiente diferente em comparação com outros atletas de elite.
Os nadadores de elite podem ser considerados uma população diferente dos nadadores eventuais ou recreativos.
O aumento da exposição ao cloro e ambientes com níveis de umidade em torno de 60% leva a um remodelamento das vias aéreas e processo inflamatório, interferindo na saúde e desenvolvimento do nadador.
Os padrões respiratórios na natação são diferentes em comparação com outros esportes, pois a expiração geralmente ocorre debaixo d’água, principalmente pelo nariz, principalmente durante o treinamento aeróbico. Isso significa que os nadadores expiram contra a resistência da água, o que pode levar a um certo grau de aprisionamento de ar e grande expansão dos pulmões.
Atenção especial deve ser dada às estratégias de prevenção de doenças durante os períodos de treinamento intensivo, particularmente nos meses de inverno ou em caso de episódio médico recente.
O tratamento dos sintomas nasais e monitoramento diminui os sintomas desagradáveis, aumenta a qualidade de vida dos nadadores e melhora o desempenho em treinamentos e competições.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.