Esporte: gastos públicos inteligentes
Data: 20/fev/2023
Por: Ricardo de Moura
Por que investir em esporte?
O impacto dos esportes vai muito além dos grandes eventos internacionais, promovendo benefícios de longo alcance nas pessoas comuns.
Iniciativas que incentivam as pessoas a se exercitarem regularmente, ajudando a reduzir a incidência de derrames, câncer e depressão, resultando em maior produtividade e menores custos com saúde.
Os esportes também podem fortalecer as relações sociais, reunindo pessoas de diferentes origens e criando um senso de propósito e identidade comuns.
Constroem uma alternativa produtiva para os jovens, mantendo-os focados e engajados aumentando a autoestima, reduzindo a vulnerabilidade à influências sociais prejudiciais.
Promovem qualidades como perseverança, trabalho em equipe e liderança – os tipos de habilidades interpessoais que os empregadores procuram em candidatos a empregos – ao mesmo tempo em que apoiam a igualdade de gênero.
Apesar desses benefícios, muitos países investem modestos 0,1% do PIB em programas esportivos com objetivos sociais amplos.
Mas a saída não está somente no aumento dos investimentos.
Programas altamente estruturados que constroem relacionamentos fortes entre os praticantes e seus treinadores ou outros mentores são muito mais eficazes. Por exemplo, programas de esportes supervisionados para crianças em idade escolar devem ser fortalecidos como parte dos esforços para estender a jornada escolar e ampliar a base do esporte.
Para maximizar os benefícios econômicos e sociais do investimento do governo em esportes, os gestores de políticas precisam de mais informações.
Há necessidade de mais experimentação, coleta de dados aprimorada, avaliação cuidadosa, incluindo comparações confiáveis com abordagens concorrentes. Testar projetos-piloto, monitorar, avaliar os dados gerados e ampliar os programas que se mostram mais eficazes.
E, principalmente, colocar METAS. A cada centavo investido, estipular tempo e qual o retorno.
Se os governos não estiverem dispostos a trabalhar, seus investimentos não valerão a pena. Deverão ter comprometimento com a experimentação, coleta de evidências e avaliação que todos os gastos públicos inteligentes exigem.
O investimento em esportes é um caminho para fortalecer as comunidades e permitir uma sociedade mais saudável e produtiva.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.