Dona do esporte
Data: 04/abr/2023
Por: Ricardo de Moura
Summer McIntosh, de 16 anos, após os espetaculares resultados nas eliminatórias canadenses, não é mais uma estrela adolescente em ascensão.
Recordista mundial absoluta dos 400 livre e 400 medley e recordista mundial junior nos 200 livre, 200 borboleta e 200 medley, ela entra na lista de favoritas nos próximos eventos internacionais.
Além dos muitos desafios a enfrentar, o principal deles pode ser a expectativa.
O ideal seria, sempre, equilibrar a diversão e a competitividade, que é muito mais fácil de fazer quando se remove as expectativas de resultados da equação.
Os resultados estão fora do controle do atleta e o que tiver que acontecer, o que foi construído, acontecerá. Tudo o que o atleta pode controlar é o desempenho e o processo que cria esse resultado.
A alta expectativa pode interferir no foco e no processo da construção do resultado. E, até mesmo, no futuro da carreira esportiva.
Nadadora eclética, as primeiras expectativas externas (e pressões) já especulam quais serão as provas que McIntosh irá participar no próximo Campeonato Mundial em Fukuoka e em Paris.
Supondo que McIntosh participe nas cinco provas individuais, além de nadar as provas de revezamentos, serão 15 participações entre eliminatórias, semifinais e finais no Campeonato Mundial em Fukuoka, Japão.
Summer enfrentará, ainda, o mesmo dilema dos grandes nomes do esporte: quantas medalhas olímpicas ela conseguirá em Paris 2024?
Seria injusto e precipitado apontar que McIntosh é a favorita para ganhar quatro medalhas de ouro individuais, em função de sua atuação na semana que passou.
Atrás da nadadora há um ser humano de 16 anos, com seus defeitos e virtudes.
Quem quer o melhor para a atleta e para o esporte espera que ela desenvolva um espírito descontraído, sem intervenção, em que ela se sinta como a dona do esporte.
Dona de suas atuações, pensamentos, desejos e conquistas, independentemente de críticas, sugestões e tentativas de interferência.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.
Foto: @SwimmingCanada Photograph:(Twitter)