Vácuo no esporte
Data: 11/abr/2023
Por: Ricardo de Moura
O que faz uma instituição esportiva tomar uma decisão unilateral de forma equivocada?
Falha de comunicação é a primeira das razões. O que pode produzir a falha de comunicação?
Ter pouco conhecimento sobre a comunidade; arrogância, autossuficiência, deixar de ouvir a opinião dos colaboradores, ignorar os feedbacks, emitir comunicados demais, não utilizar ferramentas de comunicação adequadas…
O resultado imediato produzido passa por comunidade insatisfeita, clima em desarmonia, perda da credibilidade, diminuição de resultados…
As empresas costumam pensar mais em seus interesses próprios que no benefício aos atletas, técnicos, dirigentes, associados, parceiros de negócios….
Porém, é preciso lembrar que os resultados dependem desses parceiros negligenciados. Uma comunicação eficiente com sua comunidade é uma característica presente nas organizações que alcançam bons resultados técnicos e financeiros.
Nos modelos atuais de gestão a comunicação unilateral não tem mais espaço. É importante pensar que ninguém melhor do que seus atletas, técnicos e dirigentes para apontar pontos de melhoria nos processos diários.
Afinal, são eles que lidam diariamente com os problemas, necessidades e desejos.
Uma grande falha de comunicação.
Muitos gestores fogem dos feedbacks. O feedback faz parte do processo interno da instituição. É a oportunidade para os profissionais identificarem seus pontos de acerto e quais características precisam melhorar.
Hoje o processo vem de duas formas: o gestor não quer feedback e a comunidade por medo de retaliação, falta de conhecimento e até conveniência (o problema não é meu, só afeta meu adversário) se OMITE.
Há muitos canais para proceder a comunicação de forma eficiente ou apresentar as críticas. Quem não se apresenta com alternativas, sugestões, críticas, opiniões não tem o direito de solicitar ou reclamar de nada.
Vácuo no esporte: um não fala e o outro não quer ouvir.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.