Não se trata de menor tempo de trabalho. Se trata de não perder tempo
Data: 07/mai/2023
Por: Ricardo de Moura
O presente texto veio após uma conversa com o amigo @Marcio Latuf.
Observando técnicos de natação com grandes resultados, podemos identificar alguns pontos em comum.
Não há uma receita de bolo. Os programas de treinamento são distintos…alguns aplicam sistemas longos, disciplinados, alto volume e outros estão focados na velocidade, com volume relativamente baixo.
O importante é descobrir o que funciona melhor para o técnico e o grupo de atletas que cada um possui. Copiar treinos de técnicos com personalidades e grupos diferente de atletas não funciona…
Uma das grandes qualidades dos técnicos de sucesso está na criatividade. São curiosos, observadores e muito criativos. Uma solução diferente e rápida para cada situação.
Independentemente da filosofia do programa de treinamento, do volume de treinamento, do cenário ou do plano de sessão, o resultado do programa está no resultado do nadador.
Ninguém consegue ensinar a quem não quer aprender.
Os nadadores mais bem-sucedidos estão 100% comprometidos com seu próprio sucesso, ferozmente determinados e altamente competitivos. A atitude deles é o que determina seu sucesso mais do que debates filosóficos sobre cargas de treinamento, uso de equipamentos, exercícios ou periodização.
Qualquer que seja o programa de trabalho, o resultado na natação ainda tem tudo a ver com trabalhar duro, de forma consistente e disciplinada, um treinamento que ainda representa 24 a 30 horas de prática dedicada por semana.
O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário…
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.