Quanto vale uma medalha no Campeonato Mundial?
Data: 04/jul/2023
Por: Ricardo de Moura
A conquista de uma medalha em Campeonato Mundial é coisa séria.
Além da premiação aos atletas no próximo Mundial de Natação (US$ 20.000 por medalhas de ouro), há os benefícios de imagem ao atleta e à instituição que ele representa, da vantagem perante a concorrência entre os esportes na sociedade, do estimulo e a divulgação para novos adeptos, do retorno aos patrocinadores e a quem custeou a participação.
Os critérios de convocação nas provas de 50 metros estilos, que não fazem parte do programa olímpico, sempre geram polêmicas.
Em 2019, o nadador brasileiro Nicholas Santos somente competiu o Mundial em função de um convite direto da Federação Internacional. Ele havia sido excluído da convocação pela CBDA pelos critérios implantados. Acabou ganhando uma medalha de bronze nos 50 m borboleta.
O Brasil, inclusive, na ocasião, conquistou 5 medalhas; 4 em provas não olímpicas.
Este ano, o nadador brasileiro melhor classificado no Ranking Mundial 2023 é João Junior, nos 50 m peito. João acabou sendo convocado em função de ter sido rasgado os critérios de convocação originais e a CBDA ter incluído as equipes de revezamento. Ele não vai pelo resultado dos 50 m peito, mas por ter o melhor resultado dos 100 m peito (4×100 4 estilos).
Nos Estados Unidos, Michael Andrew venceu os 50 m borboleta e é o segundo tempo do Ranking Mundial de 2023 na prova.
Não está na lista de convocados, em função do limite de inscrições (máximo de 26 atletas em cada gênero). Foi preterido, pelos critérios, pelos atletas classificados em 5º e 6º lugares das provas de 100 m e 200 m livre.
As provas de 50 m estilos fazem parte do programa de provas do evento e valem tanto quanto qualquer outra prova na contagem geral de medalhas.
É muito difícil prever quem ganhará medalhas em Fukuoka. Mas, o bom senso diz que ela estará em disputa pelos melhores do mundo.
Ausência não ganha medalha. Se algum deles não comparecer, o lugar será ocupado por outro.
Pior para o atleta e para o país.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).