Procura-se um campeão
Data: 09/jul/2023
Por: Ricardo de Moura
No início da carreira esportiva, quando os resultados começam a aparecer, há uma sensação para os pais e nadadores que sempre vai ser assim.
É só controlar a situação. Mas, o que é controle? É o poder de realizar todas as coisas como programado? É exercer o domínio sobre os desafios?
Aos poucos, todos os envolvidos vão se dando conta que não é bem assim. Que há mais variáveis na equação do que se poderia imaginar.
Não se cresce campeão, vive campeão e morre campeão. Torna-se, conforme as situações da vida, um campeão.
CENA 1: KAREN MUIR, em 10 de agosto de 1965, aos 12 anos,10 meses e 25 dias, se tornou a atleta mais jovem a quebrar um recorde mundial esportivo em qualquer disciplina ao nadar 100 metros costas em 1m 08,7s no ASA National Junior Championships em Blackpool, Inglaterra.
Karen estabeleceu 18 recordes mundiais entre 1965 e 1969, mas nunca foi autorizada a competir nos Jogos Olímpicos, em função do boicote esportivo internacional aos atletas sul-africanos que começou em 1962. Por mais que Muir pudesse controlar o treinamento e suas incursões competitivas, ela não tinha nenhuma influência sobre o que acontecia nos órgãos esportivos em todo o mundo ou nas decisões governamentais.
Dominou o nado de costas no mundo durante 5 anos. Retirou-se da natação competitiva aos 17 anos, após quebra o recorde mundial dos 100 m costas em 1969, 1,05,6, que durou 5 anos.
Faleceu aos 60 anos, em 2013, como a melhor do mundo sem ter tido a oportunidade de ser campeã olímpica.
CENA 2: FRANKO GRGIC, em 25/08/2019, com 16 anos, nadador da Croácia, vence o Campeonato Mundial Junior de Natação, em Budapeste, com novo recorde mundial Junior: 14,46,09 – o primeiro croata a baixar os 15 minutos na prova. Venceu, ainda, na competição, os 800 metros nado livre. O recorde mundial continua sendo dele até hoje.
Franko, é um dos únicos nadadores na lista de recordistas mundiais junior sem resultados em Campeonatos Mundiais Absolutos ou Jogos Olímpicos.
De forma inexplicável, na busca por resultados do nadador no Ranking Mundial dos anos seguintes, ele não mais aparece.
Há um comunicado isolado da Federação Croata de Natação que ele não iria aos Jogos de 2021 por lesão.
Onde estará Franko?
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).