Preparando para Paris
Por: Ricardo de Moura – 31/07/23
Fecham-se as cortinas de Fukuoka, mas o espetáculo continua. Preparação para Paris 2024.
O que há de diferente em relação a Fukuoka:
1- A competição de natação em Paris, em vez de 8 dias, terá 9 dias. Mais um dia de desgaste físico e mental. Será no período de 27 de julho a 4 de agosto de 2024.
2- Haverá um limite de 852 atletas na natação em Paris 2024, com um máximo de 26 cotas para homens e 26 para mulheres disponíveis para cada Comitê Olimpico Nacional. Como no Mundial, para as competições masculina e feminina, cada CON será elegível para uma cota máxima de dois atletas por evento individual e uma equipe de revezamento por prova de revezamento.
3- Os nadadores deverão atingir os índices estipulados pelo COI. Existem os índices mais fortes (Tempo de Qualificação Olímpica), para dois nadadores por prova e um, mais fraco, Tempo de Consideração Olímpica.
4- O programa olímpico da Natação não contempla as provas de 50 metros costas, peito e borboleta e o revezamento 4×100 m nado livre misto – 14 provas individuais no masculino, 14 provas individuais no feminino, 3 provas de revezamentos no masculino, 3 revezamentos no feminino, e 1 revezamento misto: total de 35 provas.
5- O critério de seleção para atingir a cota de 852 atletas, é o seguinte:
a- Todos os atletas com um tempo de qualificação olímpica (TQO)
b- Atletas em revezamentos (atletas somente de revezamento)
c- Universalidade – países sem nenhum atleta qualificado ou equipe de revezamento podem inscrever no máximo dois atletas – uma mulher e um homem – em um evento cada. Além disso, os países sem atletas que obtiveram um TQO nem qualquer atleta convidado pela FINA através da TCO podem inscrever no máximo uma mulher e um homem, desde que os atletas tenham competido em um ou mais dos Campeonatos Mundiais de 2023 e 2024.
d- Atletas convidados que alcançaram um Tempo de Consideração Olímpica (TCO)
e- Um máximo de 16 equipes de revezamento (1 por país) competirão em Paris 2024. 3 equipes foram classificadas em Fukuoka.As 13 equipes restantes por evento serão alocadas com base nos resultados alcançados nas eliminatórias do 21º Campeonato Mundial FINA 2024 em Doha, Qatar, excluindo as equipes já classificadas do 20º Campeonato Mundial FINA 2023.
6- A Maratona Aquática terá prova única: 10 km e será realizada DEPOIS das competições de Natação – feminino (8 de agosto) e masculino (9 de agosto).
#gotasdefukuoka #natacao #Criterios #Paris2024

RICARDO DE MOURA
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.