Virando o jogo
Gotas da vida
Por: Ricardo de Moura
Data: 22/set/2023
A vida se expande ou diminui proporcionalmente à coragem e dedicação de cada um.
Todos aqueles que praticaram esporte, ao ir fundo em suas memórias, conseguem identificar pelo menos um técnico que teve uma grande influência em suas vidas.
Pode ter havido mais de uma ocasião em que se questionou o que estava fazendo e quase jogou a toalha. Mesmo nesses momentos difíceis, pode ter sido aquele treinador em quem acreditou e que realmente se importava com você e com sua vida fora do esporte que o fez continuar. Como ele conseguiu, seguidas vezes, virar o jogo.
A verdadeira essência da liderança: influenciar o comportamento humano, reunir todos em prol de uma causa comum, delegar responsabilidades, assumir a responsabilidade pelo programa e trabalhar com um propósito. Essa é a real aspiração do técnico.
Estamos falando da esmagadora maioria que faz a diferença positiva todos os dias. É sobre os homens e mulheres que dão honra, dignidade, integridade e classe a palavra “técnico”.
Vamos celebrar os treinadores mentalmente fortes e éticos que não se deixam levar pelos comentários, pela “onda” e pelas hordas de bobagens periféricas que não têm substância e servem apenas para estrangular o verdadeiro significado do esporte. São pessoas especiais totalmente comprometidas com seu propósito e incondicionalmente leais àqueles a quem servem e representam.
Nos momentos em que é difícil conseguir vitórias, eles encontram uma maneira de superar tudo e ter seu melhor momento.
Nunca perdem de vista o seu verdadeiro propósito.
Para alguns, pode até ser aquele que salvou suas vidas.
Por questões culturais, políticas, de inveja, de limitação de conhecimento e outros fatores, as instituições deixam passar o momento de homenageá-los e prestar o devido reconhecimento.
E eles, assim mesmo, seguem suas vidas. Na missão de “virar o jogo”.
A grande maioria, de forma anônima. Eles estão por aí. É só buscar na memória.
#esporte #inspiracao #vida #reconhecimento#respeito
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).