Herói e vilão
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 27/SET/2023
O povo chinês faz de tudo para ser educado e paciente, para evitar disputas, conflitos e constrangimentos.
Não é o caso do nadador chinês Sun Yang.
Sun participou nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016. Ao vencer a prova dos 400 m livre, em Londres, tornou-se o primeiro chinês a ganhar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos.
O maior nadador chinês de todos os tempos, e o mais popular, tem seis medalhas olímpicas, três delas de ouro. Em Campeonatos Mundiais, são 16 medalhas, 11 delas de ouro.
O temperamento que levou o gigante chinês (tem 2 m de altura) a conquistas surpreendentes como nadador, também o colocou em apuros fora da piscina.
Em 2014, Sun testou positivo numa análise antidoping em maio e foi banido por três meses. A suspensão foi imposta em julho após um teste positivo ao estimulante trimetazidina.
Em 2015, os comentários contundentes de Yang sobre o hino nacional japonês causaram tensão diplomática entre as duas nações. O atleta nascido em Hangzhou também foi suspenso por três meses após ser reprovado em um teste antidoping. Sun também irritou as autoridades, passando uma semana em um centro de detenção por infração de trânsito.
Em 2018, durante uma coleta de teste antidoping, Sun e um amigo quebraram a martelo a amostra de sangue coletada.
Em 2019, durante a premiação da prova de 200 m nado livre Sun provocou e discutiu com o nadador inglês Duncan Scott.
Em 2020, o Tribunal Arbitral do Esporte, por votação unânime, o puniu com suspensão por quatro anos e três meses em período que se iniciou em 28 de fevereiro de 2020 e vai até 28 de maio de 2024, após ser pego no doping.
Sun Yang, está se preparando para retornar às competições, assim que sua proibição de quatro anos por doping expirar, em maio, com a intenção de participar nas Olimpíadas de Paris em 2024”, disse Sun em entrevista na rede social Weibo – Sun tem 30 milhões de seguidores, conforme relatado pelo South China Morning Post .
Sun lamentou ter perdido os Jogos Asiáticos deste ano em sua cidade natal, Hangzhou. Mas afirma que segue nos treinamentos para quando puder voltar às competições no ano que vem. A China, ao que parece, ainda não definiu as datas para as seletivas olímpicas em 2024.
Sun Yang ainda detém o Recorde Mundial na prova de 1500 m nado livre masculino:14,31,02 (4/08/2012 – Jogos Olímpicos de Londres).
#doping #natacao #Paris2024 #polemicos
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).