O jovem é o futuro que não pode ser esquecido
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 13/OUT/2023
A USA Swimming, pensando no futuro, está realizando uma Clínica de Treinamento de Natação (National Select Camp), realizada no Centro de Treinamento Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos, em Colorado Springs, Colorado.
Os 104 nadadores selecionados são 52 atletas do sexo masculino (15-16 anos), de 12 a 15 de outubro de 2023 e 52 atletas do sexo feminino (14-15 anos). As ações agendadas incluem tarefas dentro e fora da piscina.
As ações programadas contemplam tarefas dentro e fora da piscina, com o intuito de padronizar atitudes, esclarecer estratégias, conhecer os atletas e técnicos, desenvolver a interação entre toda a equipe do futuro, promovendo o espírito de equipe e motivação para integrar a equipe de natação do país. Inclusive, um curso para os novos técnicos.
A CBDA, realizou mais de 10.000 avaliações catalogadas, realizadas de 1997 a 2016, com atletas em formação e de elite.
Um banco de dados que permitiu traçar o perfil do nadador brasileiro e criar perspectivas para o futuro. Dados coletados em treinamentos e competições nacionais, treinamentos e competições internacionais e em mais de 10 treinamentos em altitude.
Outro ponto da ciência do esporte, introduzido desde 2002, foi a análise biomecânica, que consiste em analisar os movimentos dos nadadores com câmeras subaquáticas para observação dos movimentos corretos da técnica.
Além disso, possibilita a observação dos movimentos de saídas e viradas, e as estratégias em competição, o que proporciona a oportunidade de comparação de todos os dados coletados com nadadores adversários.
Esquecer o jovem nadador e a geração de técnicos é desprezar o presente e esquecer o futuro.
#natacao #jovem #futuro #selecao #Paris2024
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).