A medalha da vida
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 18/NOV/2023
A definição do sucesso é algo completamente subjetivo.
A razão disso é até óbvia: cada ser humano é único e nenhum substitui o outro.
Uma frase de Lair Ribeiro consegue expressar bem a situação: “Sucesso é conseguir aquilo que se quer, independente do que seja”.
Michael Phelps , o maior atleta de todos os tempos, vencedor de 28 medalhas em Jogos Olímpicos, 23 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze, também viveu dramáticas emoções fora das piscinas.
O jornal El Tiempo, da Espanha, edição de 15 de novembro de 2023, voltou a relatar os sérios problemas mentais que Phelps teve ao longo de sua carreira e que o levaram a enfrentar delicados episódios de depressão.
No #WOBI do Fórum Mundial de Negócios em Madrid, Phelps relatou: “Naquele ano (2004, quando começaram os seus problemas) já tive uma depressão sazonal. Depois, em 2014, tive a segunda depressão. Eu não queria estar vivo. Não comia, não bebia, fui para um centro de recuperação. Estava lutando pela minha vida mais do que as pessoas podem imaginar ”, disse ele sobre suas fortes depressões.
“Estou bem, mas sei que há pessoas com problemas de saúde mental. Uma em cada 4 pessoas tem um problema de saúde mental e não falam. Se alguém se sente sozinho é bom que compartilhe as suas emoções”, disse.
Muitos conhecem o problema de Michael Phelps, que, de vez em quando, volta a alertar as pessoas sobre o problema da saúde mental.
Esses momentos servem para que todos reflitam. O sucesso é subjetivo, tem um preço que pode custar uma vida. As pessoas não são iguais, têm objetivos diferentes. A pressão exagerada de pais, amigos, imprensa, redes sociais e instituições podem causar sérias consequências.
Phelps aconselha que todos tenham, diariamente, um tempo para fazer o que gostam.
Agora Phelps diz que está recuperado e se oferece para ajudar as pessoas. “Quero ajudar as pessoas que estão passando por dificuldades. Quero salvar vidas. Também pensei em suicídio e quero ajudar essas pessoas. Há luz no fim do túnel. Falar sobre esses assuntos salvou minha vida. Quero ajudar lembre às pessoas que elas não estão sozinhas.”
Ganhou a principal medalha: a da VIDA.
#natacao #depressao #superacao #valorizacaodavida
Foto: El Tiempo
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).