Para vencer, você não precisa ser o melhor
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 24/NOV/2023
Poucas coisas irritam mais um nadador quando ele não consegue colocar em prática na competição aquilo que planejou. Pior ainda, quando ele não consegue identificar a razão de não ter acontecido o que ele achava que realizaria.
Principalmente, nos mais jovens, surgem os arroubos de: “Acho que não sou muito bom nisso”; “Acho que não levo muito jeito”; “Não vou conseguir nunca”; “Todo treinamento foi em vão”…
Há várias etapas, que ele vai aprendendo ao longo do caminho. Principalmente nos insucessos. Aprendendo a entender os resultados.
Aprende que o estresse, a ansiedade e a insegurança diminuem quando se concentra nas coisas que pode controlar: nos horários, no aquecimento, na rotina de alongamento, na rotina pré-competição, focar nas coisas que pode fazer, aumentando a confiança e a calma.
Qual a diferença entre o treinamento e a competição? Pressão. Treinadores, pais, companheiros de equipe, mídia e outros fatores…A saída é desapegar-se dos resultados e focar apenas no que se tem que fazer. A maioria pula etapas. Pensa no resultado, antes do passa a passo da ação.
O sucesso não é ser perfeito ou o melhor. É fazer o que a maioria se recusa a fazer diariamente. Repetir, repetir e repetir. Não se chega a campeão olímpico sem comparecer aos treinos.
Entender o que faz e melhorar em cada ação.
Nadou mal? Faça os ajustes e siga em frente.
Estar preparado para cada prova, cada oportunidade. Se não for o melhor, vença o melhor na persistência, na obstinação, na luta, na vontade, na determinação e na autoconfiança.
#natacao #melhor #treinar #repetir
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).