Europeu de curta
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 04/DEZ/2023
Com o olhar em 2024, ano olímpico, os nadadores europeus se preparam para encerrar 2023 no Campeonato Europeu de Natação em Piscina Curta em Bucareste, na Romênia, que acontecerá de 5 a 10 de dezembro.
A tendência é que as equipes levem força máxima para o evento.
Por exemplo, a Inglaterra – 3º lugar no quadro de medalhas da natação em Tóquio 2021 com 8 medalhas (4 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze), levará uma equipe forte com 35 atletas. Incluindo a participação do campeão olímpico dos 200 m nado livre, Tom Dean e do revezamento campeão olímpico 4×200 m nado livre masculino.
Portugal vai estar representado por 8 nadadores (4 homens e 4 mulheres), inclusive os que já conseguiram índices olímpicos para Paris 2024: Miguel Nascimento, Diogo Ribeiro, João Costa e Camila Rebelo.
A Europa é um continente forte na natação.
Os europeus vão procurar utilizar o Campeonato Europeu de Piscina Curta como avaliação da situação dos atletas no final do primeiro bloco de treinamento do ano olímpico.
Além disso, aproveitarão para coletar informações sobre o desempenho dos nadadores nos fundamentos de saídas, viradas e chegadas (fundamentais em resultados em piscinas de 25 metros) e no desempenho das equipes de revezamentos, em preparação para Paris 2024.
Será também uma boa oportunidade para continuar a ajustar o lado emocional das equipes e dar mais experiência, com vistas aos Jogos Olímpicos, combinando a vivencia de alguns, com caras novas.
#natacao #Paris2024 #campeonatoeuropeu
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).