Tentando entender...
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 05/DEZ/2023
Um dos fatores críticos que contribuem para o sucesso de um nadador é a idade em que seu desempenho atinge o pico.
A idade em que os nadadores atingem o pico de desempenho é influenciada por vários fatores, incluindo o desenvolvimento físico, o foco no treinamento e a experiência de competição.
Não é fácil, também, o controle emocional. O fato de já ter conseguido bons resultados, coloca sobre o nadador a pressão de “ser sempre campeão”. E não é assim, que a coisa funciona.
A medalha, o pódio, os elogios excessivos, a notoriedade, se não forem bem conduzidos, acabam sendo obstáculos.
A classe juvenil é estratégica. Está em um momento que pode coincidir com o impulso de maturação e estirão de crescimento que desequilibra a técnica do nadador.
O acompanhamento das medidas antropométricas e do grau de maturação é fundamental para nortear a conduta de trabalho, as variações de treinamento e os diálogos. E, cuidado. Para quem está apresentando resultados. E, principalmente, para quem não está.
Normalmente, nessa classe, o nadador muda de técnico, de sistema de trabalho, convive com outro tipo de nadadores. Nem todos se adaptam da mesma forma.
As reações dos nadadores passam a ser diferentes. É um período complicado. Para eles, que também não conseguem entender bem o que está ocorrendo. E, também, para quem convive com eles.
Pode aparecer um rompante de rebeldia, uma forma mais agressiva e uma aparente autossuficiência que, na verdade, é o reflexo de uma insegurança.
Isso tudo reflete nos treinamentos e nos resultados.
Esse é um momento ideal para a realização de Clínicas, treinamento em conjunto com outras equipes e reuniões…várias reuniões (com nadadores e pais).
O perigo, muitas vezes, é fruto de uma combinação dramática: a ousadia irresponsável com as más companhias.
Muitos nadadores sofreram, nessa fase, acidentes sérios em situações descabidas: brigas nas baladas, acidentes de moto, indisciplina na escola com alunos e professores, brincadeiras irresponsáveis, e por aí vai…
A grande profilaxia para evitar transtornos desnecessários vem do entendimento e respeito com o técnico e o apoio dos pais e amigos.
Tudo passa…
Começa o Campeonato Brasileiro de Juvenil. Vamos tentar entender os resultados.
#natacao #juvenil #maturacao #Entendimento
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).