Olímpicos com toque brasileiro
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 23/DEZ/2023
Cada vez mais, o nadador precisa de maior apoio profissional.
Dificilmente um nadador habilidoso conseguirá um resultado significativo sem o apoio de um técnico que saiba identificar e desenvolver suas habilidades e que consiga construir um planejamento de trabalho compatível com o talento dele.
Em um mundo globalizado, altamente competitivo e com incríveis desafios, vários profissionais brasileiros estão emprestando seu talento mundo afora.
Entre alguns técnicos brasileiros nos USA encontramos, entre outros, Arthur Albiero, @+1 (334) 759-0146, Gustavo Schalch Leal, Bruno Darzi e Cauli Bedran. E, também, Fernando Marcos Soraggi.
Fernandinho é filho de @+55 11 99898-7492, técnico de natação que revolucionou o conceito de clube pequeno no Brasil, quando na década de 70 colocou a equipe de Mogi das Cruzes entre as melhores do país. Ele possuía aspirações muito maiores que a instituição. Esteve 12 anos na seleção brasileira.
Fernandinho é o assistente técnico de uma das maiores referencias da natação mundial, o técnico americano Mark Schubert. Os dois trabalham, atualmente, no The Swim Team Baracudas, na California (USA).
Fernando, pai, referência de Fernandinho, atua como mentor e “mete a mão na massa”, orientando os novos valores do clube.
Fernandinho, no alto nível, auxilia Schubert no treinamento de nadadores da qualidade de Ahmed Hafnaoui, da Tunisia (campeão olímpico 400 m nado livre); Marwan El Kamash, do Egito (9º 1500 m nado livre, Mundial 2023); os americanos David Johnston, Will Galant, Michael Brinegar, Dylan Porges e Isaac Fleig (especialistas em provas de fundo); e Alex Ispas, da Austria (especialista em provas de meio fundo e fundo).
Todos estarão tentando a vaga olímpica para Paris e, posteriormente, classificações melhores e pódio.
Tudo isso com um “toque” brasileiro.
O The Swim Barracudas está aberto a técnicos e nadadores que quiserem fazer um estágio e treinar por lá.
Contato: fernandomarcossoraggi@gmail.com.
#natacao #tecnicodenatacao #markschubert
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).