Qual a característica mais importante de um técnico de natação?
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 13/JAN/2024
Em uma pesquisa efetuada em um artigo em uma revista americana, ela apontou 9 características principais de um bom técnico de natação: honestidade, paixão, comunicação, saber ouvir, conhecimento do esporte, organizado, cuidado com o nadador como pessoa, usa a derrota como lição de vida e inspirador.
Enviei a pesquisa a atletas e ex- atletas brasileiros da natação, de diferentes idades, geração e experiências para responder, sendo que esses atletas foram ou são destaques em suas categorias.
Escolhi os 10 primeiros que responderam, entre os quais: 3 medalhistas olímpicos, 3 nadadores da classe juvenil e júnior (ainda em atividade), e mais 4 ex-nadadores que foram destaque, em um confronto de ideias e idades.
O resultado aponta que o item mais votado entre as 3 primeiras opções foi “conhecimento do esporte”.
Nas respostas das mulheres, nenhuma delas colocou como primeira opção o “conhecimento do esporte”.
Dos 3 medalhistas olímpicos, 2 deles colocaram como primeira opção a “honestidade”, e o outro “conhecimento do esporte”.
Entre as 5 primeiras opções entre todos, ficaram como melhores opções: conhecimento do esporte, honestidade, paixão e saber ouvir (empatados) e cuidado com o nadador e comunicação (empatados).
Uma nadadora fez questão de justificar sua resposta dizendo que o diferencial na vida dela, como principal característica, foi o tratamento do técnico, “a respeitando como menina, mulher e ser humano”.
Um medalhista olímpico sentiu falta do item “credibilidade”, citando que é preciso acreditar no trabalho e conceitos empregados pelo técnico.
E para você? Qual a principal característica de um técnico de natação?
#natacao #tecnicodenatacao #pesquisa
#CARACTERISTICA
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).