Pesquisa diagnóstica – Técnicos de natação – Resultados – Parte 2
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 25/JAN/2024
O técnico de natação é fruto de um processo complexo e dinâmico que requer desenvolvimento profissional contínuo, considerando o papel multidimensional e central do treinador para facilitar a prática do treinamento.
No ambiente esportivo competitivo, a profissão de técnico é uma tarefa exigente que envolve uma complexa interação entre os treinadores, desempenho de atletas e apoio de curto e longo prazo para atingirem todo o seu potencial esportivo.
Seguindo com os resultados da Pesquisa Diagnóstica – Técnico de Natação, passamos aos itens de educação, informação e troca de conhecimentos.
Quanto ao programa de informação dos técnicos de natação, a fonte citada mais frequente utilizada foi a de artigos científicos e discussão com outros técnicos. O ítem com menor frequência citado por eles foi o programa da Confederação, ou por ser inexistente ou por questões de credibilidade.
A característica de um bom profissional, teve como destaque o conhecimento da profissão (fisiologia, condicionamento, psicologia, gestão, etc).
Quanto à frequência de troca de informações com outros treinadores, 63,7% apontaram que o fazem com constantemente e 27,4% utilizam com pouca frequência.
Quando questionados sobre a importância da educação formal (faculdade) para técnicos de natação de alto nível, 79,8% consideraram importe a educação formal do profissional.
Na próxima postagem continuaremos com os resultados.
#pesquisa #tecnicodenatacao #Natacao
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).