Resgate Olímpico
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 29/JAN/2024
Durante 125 anos, os Jogos Olímpicos modernos destacaram o auge do esforço esportivo do ser humano, assinalado no lema do Comitê Olímpico Internacional (COI) – “Mais rápido, mais alto, mais forte”.
Desde um início bastante humilde em 1896, os Jogos Olímpicos modernos rapidamente assumiram um significado que vai além da simples competição esportiva, com um preço de mais de US$ 500 milhões (em dólares de 2021).
O retorno tem sido relativo, com déficits sucessivos nas últimas edições.
Apesar da situação econômica sombria dos Jogos Olímpicos, o evento continua a ser muito popular entre os fãs do esporte e atletas. Cerca de 3,6 bilhões de pessoas em todo o mundo assistiram a pelo menos uma parte dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio.
Paris vem para tentar resgatar uma parte da essência e aceitação dos Jogos Olímpicos junto à sociedade.
Embora as cidades tenham competido durante anos pela oportunidade de sediar o evento, os benefícios a curto e a longo prazo revelaram-se pequenos para justificar o custo de acolher os jogos.
Os preços exorbitantes e a divisão desproporcional das receitas geraram ressentimento olímpico em vez de recompensa.
Sem um compromisso sustentado por parte do COI de proporcionar às cidades uma oportunidade razoável de beneficiarem, o futuro dos Jogos Olímpicos está em perigo.
Pela primeira vez na história, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos não acontecerá em estádio. No dia 26 de julho de 2024, esta cerimónia fará história ao decorrer no Sena, o rio que atravessa Paris, a Cidade Luz.
Milhares de atletas desfilarão em barcos ao longo do Sena, o rio que atravessa Paris, diante de centenas de milhares de espectadores.
Cerca de 80 telões gigantes e alto-falantes estrategicamente posicionados permitirão que todos desfrutem da atmosfera mágica deste espetáculo, que repercutirá por toda a capital francesa.
A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de Paris 2024 será a maior realizada na história dos Jogos. Estará aberto a todos: residentes locais de Paris e arredores, bem como visitantes de toda a França e de todo o mundo.
Monumentos icônicos serão atravessados durante o percurso de 6 km do desfile: Notre Dame de Paris, Louvre, Ponte das Artes, Ponte Neuf, Ponte Alexandre, Museu d’Orsay, terminando na estação Trocadero.
A natação em Paris terá 9 dias de competições, 1 dia a mais que o tradicional.
#Paris2024 #essencia #jogosolimpicos
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).