Gestão – Transformando custos em investimento
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: /MAR/2024
O assunto é incomodo, mas, cada vez mais, aparece nas redes sociais para uma discussão mais ampla. Acontece no mundo todo.
O investimento na carreira de um nadador não é um problema fácil de resolver.
Todos tentam fazer um pouco melhor. Muitos nadadores abandonam precocemente suas carreiras. Assim, o primeiro passo é uma análise honesta dos fatores que produzem esse fato.
Entre outras razões de abandono, a principal delas é a falta de patrocínio e apoio financeiro.
Fica mais fácil para quem tem uma situação melhor.
Custos com equipamentos esportivos (trajes, óculos, prancha, touca…), mensalidade do clube, taxas de registro na federação e nas competições, alimentação, suplementação, médicos, preparação física…
Outros problemas listados: problemas de ordem física, falta de controle dos treinamentos, prejuízos nos estudos, vontade ou necessidade de fazer outras atividades, dificuldade em melhorar seus resultados técnicos, não ser tão bom quanto gostaria, necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família…
Como amenizar essas despesas e tentar reduzir os problemas, difíceis de superar ao longo dos anos, transformando-os de custos para investimento?
Com uma comunicação precisa e contínua dos responsáveis pelos projetos esportivos. O esporte ensina para a vida, contribui na formação do jovem, desenvolve a saúde, ensina os melhores caminhos com as melhores companhias.
Inovando nas soluções, buscando parcerias, agindo politicamente quanto à localização das competições, superando as barreiras de comunicação entre os profissionais técnicos, gestores, pais e nadadores. Criando um planejamento estratégico.
Programando a longo prazo. Trazendo os principais atores para construir um mesmo caminho. Transparência.
A isso se chama gestão.
Vamos falar sobre isso?
#natacao #gestao #planejamentoestrategico
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).