Tensão na seletiva japonesa
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 15/MAR/2024
O ambiente natural de uma Seletiva Olímpica é de tensão.
A Seletiva Olímpica da natação japonesa vai de 17 a 24 de março de 2024.
Além da tensão natural da competição, o país enfrenta alguns fantasmas antes mesmo do início das provas.
O Campeonato Mundial de 2023 terminou com o país anfitrião, o Japão, apresentando seu pior desempenho desde a edição de 1994 do evento.
Em Fukuoka, o Japão conquistou apenas duas medalhas de bronze, com Daiya Seto ficando em terceiro nos 400m IM masculino, enquanto Tomoru Honda também terminou em terceiro nos 200m borboleta masculino. O objetivo do Japão ao entrar no Campeonato Mundial era ganhar pelo menos 5 medalhas.
Não foi estabelecido nenhum novo recorde nacional japonês e, além disso, apenas quatro nadadores do país alcançaram recordes pessoais em seus respectivos eventos.
Os nadadores, em geral, foram piores do que os tempos alcançados no Campeonato Nacional do Japão em abril, a única seletiva de classificação para Fukuoka.
Junto com a expectativa pelo que está prestes a acontecer na piscina nas seletivas olímpicas japonesas, a suspensão do consagrado técnico Norimasa Hirai, contribui para apimentar o clima.
No Campeonato Mundial de 2023, a Federação Japonesa de Natação (JASF) concedeu a Nori uma suspensão de seis meses, que terminou em fevereiro de 2024.
Nori deixou o Campeonato Mundial mais cedo, evitando uma reunião obrigatória com a JASF em Fukuoka. Ele também se manifestou nas redes sociais sobre as relações tensas entre a Federação Japonesa de Natação e os atletas, discordando da forma de preparação da equipe e do projeto futuro.
Há afirmações de técnicos e atletas da falta de diálogo e competições internacionais no programa de preparação.
Nori é amigo próximo de vários técnicos e dirigentes da natação brasileira. Ele foi o responsável pelo programa de vários destaques da natação japonesa como Kosuke Kitajima , Daiya Seto e Kosuke Hagino.
Os melhores nadadores da atualidade japonesa no cenário mundial são: e Tomoru Honda, 22 anos – campeão mundial 2024 – Doha (200m borboleta – 1,53,88) e Daiya Seto, 29 anos – medalha de bronze no mundial de Doha (400m medley – 4,12,51).
#natacao #preparacao #japao #Paris2024
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).