Comunicado da agência mundial de doping
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 19/ABR/2024
O amigo @André Siqueira enviou o comunicado da Agencia Mundial Antidoping (WADA) – como se esperava – através de um comunicado de 20 de abril de 2024, SOBRE O CASO CHINÊS DOS 23 NADADORES QUE TESTARAM POSITIVO PARA TRIMETAZIDINA, evidenciando: “Após alguma cobertura enganosa e potencialmente difamatória da mídia esta semana, a Agência Mundial Antidoping (WADA) deseja fornecer mais informações em relação a um grupo de 23 nadadores chineses que testaram positivo para trimetazidina (TMZ) em 2021”.
Continua o comunicado: “O Diretor Sênior de Ciência e Medicina da WADA, Prof. Olivier Rabin, disse: “O Departamento de Ciência da WADA revisou este caso minuciosamente em junho e julho de 2021. Na verdade, até buscamos novas informações farmacocinéticas e metabólicas sobre TMZ do fabricante e testamos várias hipóteses, incluindo estratégias de doping com baixas doses de TMZ, na avaliação da plausibilidade do cenário de contaminação apresentado à WADA. Em última análise, concluímos que não havia base concreta para contestar a alegada contaminação. Na verdade, o cenário de contaminação foi ainda apoiado pela combinação de concentrações consistentemente baixas de TMZ, bem como pela ausência de padrão de dopagem, com vários atletas apresentando múltiplas amostras recolhidas ao longo de vários dias, que oscilaram entre negativas e positivas (e vice-versa). Com toda a transparência, comunicamos as conclusões da nossa revisão científica aos investigadores internos e externos, incluindo a Agência Internacional de Testes”.
O Diretor de Inteligência e Investigações da WADA, Gunter Younger, disse: “Em todas as fases, o I&I da WADA seguiu todo o devido processo e investigou diligentemente todas as pistas e linhas de investigação neste assunto. As informações que nos foram fornecidas pela USADA e outros foram revisadas em cada ocasião de acordo com nosso procedimento normal e avaliadas de acordo com os critérios estipulados em nossa Política de Fonte Confidencial. Os dados que possuímos mostraram claramente que não houve nenhuma tentativa de ocultar os testes positivos, uma vez que foram comunicados da forma habitual pelas autoridades chinesas. Portanto, com base nas informações disponíveis e na falta de qualquer evidência credível, o limite para a WADA I&I abrir uma investigação não foi atingido”.
O fechamento do comunicado alerta, ainda:
“Na sequência das informações enganosas publicadas esta semana, inclusive nas redes sociais, a WADA reserva-se o direito de tomar medidas legais conforme apropriado”
Lembrar que, a partir de agora, começam as guerras retóricas de comunicação. Aumenta a pressão para Paris.
#doping #natacao #Paris2024
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).