26 centésimos
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 25/ABR/2024
Lukas Märtens ficou a apenas 0,26 segundos do recorde mundial de 400 metros livres de Paul Biedermann, ao fazer 3m40s33 no Campeonato Alemão, em Berlim (Seletiva Alemã para Paris).
Biedermann detém o recorde mundial com 3,40,07, feito no Campeonato Mundial de 2009 em Roma, na era dos trajes tecnológicos.
Märtens ocupa agora o quarto lugar no ranking de todos os tempos, atrás de seu compatriota alemão Biedermann, o australiano Ian Thorpe (3,40,08) e Sun Yang (3,40,14).
A seletiva é a última oportunidade para os nadadores alemães garantirem o seu lugar para Paris 2024.
O tempo de Lukas aponta para duas previsões possíveis: a possibilidade da quebra do recorde mais antigo em prova individual da natação em Paris e a elevação do nível técnico da prova, com a corrida dos adversários para a superação dos tempos.
Os 400m nado livre masculino é a melhor chance de medalha na natação no masculino com Guilherme Costa (3,43,58) que ocupa o 6º lugar no Ranking Mundial, considerando o início do período de validação dos tempos para Paris até agora.
Lukas tem o primeiro tempo na prova, para Paris, até o momento.
#natacao #seletiva #Alemanha #ParisOlympics2024
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).