Um ensaio para Paris
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 2/MAI/2024
Os resultados reais obtidos pelos nadadores ao longo da temporada vão construindo a realidade atual da natação e projetando as expectativas para os Jogos Olímpicos 2024.
A menos de 90 dias para Paris e a 5 dias para a Seletiva Brasileira de Natação, quais são as marcas mais próximas dos vencedores, das medalhas e das finais?
Fazendo um levantamento desde o início dos tempos válidos para a obtenção de índices para a natação dos Jogos em Paris (1 de março de 2023) até agora, tomando como base o ranking da World Aquatics, foi criada uma tabela que auxilia na avaliação de uma previsão e para análise dos resultados futuros.
A tabela mostra o 1º, 3º e 8º tempos que compõem a lista de inscrição, considerando 2 nadadores por prova (limite máximo de inscrição por país).
Podemos dizer que é um ensaio em função que não temos a certeza se todos os resultados da World Aquatics estão atualizados, se os nadadores que construíram o ranking irão, efetivamente, nadar todas as provas, quais os russos que irão participar, se não vai haver lesões, ainda faltam as seletivas de alguns países (inclusive USA e Austrália) e, obviamente, é uma prévia.
Os resultados mostram uma boa distância com os índices olímpicos.
#natacao #analisederesultados #Paris2024 #ensaio
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).