Detalhes que podem fazer a diferença
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 27/MAI/2024
Fernando Soraggi, filho do renomado treinador brasileiro Soraggi, atua como auxiliar de Mark Schubert no SWIM TEAM e tem vivenciado situações interessantes com sua equipe e com os times estrangeiros que treinam no mesmo local em Flagstaff (altitude).
O Japão e a Noruega já estiveram presentes, e agora, ele está se preparando com a Inglaterra e a Escócia.
Segundo Fernando, quatro elementos têm despertado o seu interesse.
A elaboração minuciosa do planejamento de trabalho, a ênfase na parte técnica, em praticamente todas as tarefas e programas, a atenção à reabilitação e à supervisão dos programas-chave.
Desde o início, era evidente que todos os membros das equipes estavam cientes das tarefas a serem realizadas (tecnicos, atletas e equipe de apoio), com uma abordagem organizada e detalhada desde o início do treinamento até o término das atividades.
Os profissionais capacitados, em quantidade adequada para atender a demanda, têm demonstrado boa comunicação e interagem com Fernandinho ao longo dos treinos.
A avaliação, com base nos exames de lactato, é realizada conforme a demanda de monitorar os progressos, fadiga e recuperação do nadador após os treinos.
A fase de reabilitação é crucial e leva em consideração os dados dos testes de lactato e o feedback do atleta durante a natação.
A recuperação ativa é realizada com longos períodos de Natação em baixa intensidade.
O que chamou a atenção de Fernandinho foi que muitas equipes, incluindo as equipes americanas, nem sempre seguem adequadamente esse conjunto de precauções.
Possivelmente, este seja um dos motivos pelos quais nações com quantidades populacionais muito inferiores aos Estados Unidos e com efetivos muito menores, conseguem obter impacto significativo no âmbito global.
O mundo está passando por transformações em todos os aspectos.
Atualmente, é raro ver alguém desperdiçar tempo, pois os princípios científicos são utilizados de maneira frequente e a tecnologia se tornou indispensável nas práticas esportivas do dia a dia.
Na natação, a competição está cada vez mais sendo decidida por detalhes.
#natacao #controle #tecnica #planejamento #detalhes
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).