Após a seletiva olímpica americana de natação
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 24/JUN/2024
1- Considerando todas as sessões, a seletiva olímpica americana de natação recebeu mais de 285.000 torcedores, um aumento de mais de 60% em relação ao recorde anterior de público total nas seletivas olímpicas de natação, promovendo a modalidade na proporção da dominação mundial.
2- A equipe de natação americana para Paris é a ÚNICA equipe com dois nadadores inscritos por prova, abaixo do índice olímpico.
3- Foram atingidos em todas as provas e fases da competição (eliminatória, semifinal e final), 343 ÍNDICES OLÍMPICOS.
4- A prova com eliminatória, semifinal e final, com o MAIOR número de tempos abaixo do índice olímpico, foram os 200m nado costas feminino, 31 vezes.
5- A prova com eliminatória, semifinal e final, com o MENOR número de tempos abaixo do índice olímpico, foram os 200m nado peito feminino, 5 vezes.
6- A prova com eliminatória e final (acima de 200 metros), com o MAIOR número de tempos abaixo do índice olímpico, foram os 400m nado livre feminino, 7 vezes.
7- A prova com eliminatória e final (acima de 200 metros), com o MENOR número de tempos abaixo do índice olímpico, foram os 400m nado livre feminino, 3 vezes.
8- Foi a ÚNICA seletiva com a quebra de dois recordes mundiais.
9- Da equipe participante dos Jogos Pan-Americanos, SOMENTE DOIS NADADORES participarão da equipe americana em Paris. Paige Madden(400m nado livre, 800m nado livre e revezamento 4x200m nado livre) e Brooks Curry (revezamento 4x200m nado livre).
10- A equipe americana foi selecionada para Paris com 46 nadadores (20 mulheres e 26 homens).
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).