Inscrições confirmadas
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 12/JUL/2024
Na sexta-feira passada, a World Aquatics divulgou as listas oficiais de inscritos da natação para as Olimpíadas de Paris, o que resultou em algumas surpresas.
Em números, 854 nadadores estarão em Paris – 463 homens e 391 mulheres. Eles representam 187 países oficiais, bem como quatro Atletas Neutros Individuais e os integrantes da Equipe Nacional de Refugiados do COI.
Cinco nações – Dominica, Guiné-Bissau, Mauritânia, São Cristóvão, Nevis e Vanuatu – farão sua estreia olímpica na Arena Paris La Defense.
Quatro atletas estarão sob a bandeira da AIN ou de atletas neutros individuais. Três atletas da Bielorrússia: Alina Zmushka, Anastasiya Shkurdai e Ilya Shymanovich. O russo que competirá nos Jogos será Evgenii Somov, que treina nos Estados Unidos, em Louisville.
As listas de inscritos confirmam a ausência, entre outros, do atual campeão dos 400 metros nado livre Ahmed Hafnaoui, da Tunísia e as ausências previamente relatadas de Farida Osman, do Egito, Quah Ting Wen, de Cingapura, e Lara van Niekerk, da África do Sul.
A USA Swimming anunciou na manhã de sexta-feira que Kate Douglass não disputará os 100 metros livre nos próximos Jogos Olímpicos de Paris, e que Gretchen Walsh assumirá a prova individual pela equipe dos EUA.
Douglass foi a vencedora dos 100m livre nas seletivas olímpicas americanas, com 52,56 para terminar à frente de Torri Huske (52,93) e Walsh (53,13). Mas Douglass decidiu abandonar essa prova e se concentrar em suas outras provas individuais – os 200m peito e os 200m medley. Douglass também deve ser um componente-chave nos revezamentos dos Estados Unidos.
Sarah Sjostrom, da Suecia, 30 anos, após dizer em fevereiro que não nadaria os 100 metros livres nas Olimpíadas de Paris, mudou de ideia após o resultado de 52,57 no Torneio Sette Colli, e está em 3º lugar na lista inicial de inscritos divulgada na sexta-feira.
A sensação canadense Summer McIntosh optou por não participar dos 200 metros livre feminino (foi 3º lugar no Mundial de 2023), e ficou com quatro inscrições individuais nos Jogos; 200m e 400m nado medley, 200m nado borboleta e 400m nado livre.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).