Natação master – uma porta aberta de amor ao esporte
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 17/JUL/2024
Ontem tive a chance de conversar com Carlos Roberto da Silva, presidente da Associação Brasileira Master de Natação.
Após um papo descontraído, refleti sobre a importância desse segmento esportivo em nossa sociedade.
Muitos consideram a natação Masters como uma maneira de se manter em atividade após a fase de clubes. Outros, na verdade, nunca desistiram da natação.
Sem o foco obsessivo na competição, muitos aproveitam para se reencontrar de forma saudável com aqueles que têm uma grande importância em suas vidas. Priorizam a ligação com a comunidade em detrimento da competição.
A maioria realiza treinos constantes para melhorar as competições, as sessões são feitas de forma solidária, apoiando o esporte e os benefícios para a saúde.
A natureza humana é competitiva. Às vezes, durante um treinamento pré- competição intenso, o ambiente de treinamento pode se tornar estressante.
Sem esquecer a formação para a melhoria contínua das competições, os treinos são realizados num ambiente de solidariedade, apoio ao esporte e benefícios relacionados com a saúde.
As pessoas são competitivas. Às vezes, durante um treinamento de competição intensa, o ambiente de treinamento pode se tornar estressante.
No entanto, o ambiente descontraído concentra-se na criação de um espaço de diversão e no reconhecimento do valor do esporte.
Os nadadores Masters costumam diversificar seus treinamentos e provas nas competições.
Ao diversificar o treinamento, os atletas podem descobrir novas habilidades e desfrutar ainda mais do esporte.
Criam novos alvos. Simplesmente não há tempo. Trabalhar a técnica, focar no prazer e alcançar novas metas criam novos objetivos.
Nem todos tiveram a oportunidade de praticar natação na juventude.
Muitos fãs abordam a natação por necessidades de saúde ou curiosidade, um esporte de baixo impacto que pode ser praticado em qualquer idade.
A ABMN está aberta a todos para manter o interesse público pela natação. Mais importante ainda, abre a natação para novas pessoas e abraça mais pessoas que amam o esporte.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).