Cinco vezes Erika Fairweather
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 26/JUL/2024
A neozelandesa Erika Fairweather, 20 anos, campeã mundial de natação, terá um grande desafio logo no primeiro dia de competição em Paris: conquistar uma medalha na prova de 400m nado livre feminino.
Erika alcançou o quarto tempo de inscrição, quando conquistou o primeiro título mundial de esportes aquáticos da Nova Zelândia em Doha, em fevereiro, com o melhor tempo de sua carreira, com 3,59,44.
O treinador Lars Humer conduziu Fairweather para um acampamento de preparação em Paris. Eles estão se encaminhando para a segunda Olimpíada juntos.
Erika entende do número 5.
Além de ser a 5ª mulher do mundo a fazer quatro minutos nos 400m livre – ela já participou de 5 campeonatos mundiais.
Ela também tem 5 medalhas em campeonatos mundiais de longa distância; a primeira foi aos 15 anos, quando venceu os 200m livre como a nadadora mais jovem no campeonato mundial júnior de 2019.
Se Fairweather subir ao pódio em Paris, ela será uma das 5 nadadoras neozelandesas a fazê-lo em um evento individual em uma Olimpíada.
Em Doha, a equipe do revezamento 4x200m nado livre feminino quebrou o recorde da Nova Zelândia duas vezes e ficou em 5º lugar (NOVAMENTE O NÚMERO 5).
Se o hino nacional da Nova Zelândia soar em Paris para Fairweather, ela será a mais jovem medalhista de ouro olímpica de natação da Nova Zelândia.
Isso é improvável, mas não impossível.
Se o revezamento chegar à final em Paris, será a segunda vez que o revezamento de nado livre feminino da Nova Zelândia fará isso em Jogos Olímpicos e a primeira vez em uma prova de revezamento desde 2008.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).