Procure por quem tem resultado
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 27/Nov/2024
Durante o Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação em Uberlândia (MG), reencontro diversos amigos e converso informalmente com Reinaldo Rosa, técnico experiente de natação, responsável na formação de diversos nadadores de elite.
Reinaldo, que atua no Clube de Campo de Piracicaba por 34 anos, foi o treinador de Cesar Cielo entre os 12 e 16 anos.
A prosa gravitou por equívocos sobre o trabalho de formação atual, a diversidade de foco dos nadadores da nova geração, o interesse e os desafios de técnicos e organizações.
O treinador relatou dois acontecimentos, entre outros, que marcaram sua existência. Um deles foi a visita do técnico Bob Bowman, que foi convidado por uma família de um atleta de Reinaldo, solicitando uma conversa pessoal.
Ao discutir sobre treinamento e aplicação da fisiologia, Bowman destacou a relevância da ciência no treinamento, mas enfatizou que ela não é o único fator.
Ele incorpora a visualização como uma técnica vital para a confiança e controle emocional dos atletas, aliando exercícios físicos intensos a uma sólida preparação mental.
Sua metodologia abrange resistência, técnica e resiliência mental, com o uso de inovações como o treinamento intervalado de alta intensidade, elevando os padrões da natação competitiva.
Outra experiência marcante ocorreu durante um podcast com Cesar Cielo, no qual o nadador destacou a relevância do trabalho de formação com Reinaldo para alcançar o sucesso. Cielo treinou, ainda com outro técnico brasileiro, Alberto Silva.
Lembrou das séries exaustivas de trabalho de saídas, viradas e ênfase no nado submerso com trabalho hipóxico (bloqueando a respiração).
Cielo citou que os treinos especiais implementados pelo treinador, a maioria realizados após as sessões de treinamento normais, eram muito desafiadores e foram muito úteis na vida do atleta.
Esses pontos levantados em uma conversa informal, servem de reflexão para o desenvolvimento da natação brasileira, que podem ser aplicados nos trabalhos de base da modalidade.
Como sugestão, quando for escutar alguém ouça quem tem resultados, não quem tem opinião.
Palavras chave: Natação; Formação; Ciência; Visualização.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).