Nova Visibilidade
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 12/Fev/2025
Devido a diversas mudanças na indústria do esporte, comunicação e tecnologia, a situação em que poucos possuíam direitos de transmissão deixou de existir.
Estamos fortemente conectados digitalmente, utilizando redes sociais, transmissões ao vivo, WhatsApp e pagamentos via Pix.
Sobrecarregados por vídeos de 15 segundos, perdemos a habilidade e o interesse em consumir conteúdos mais longos. Esta circunstância se tornou um grande obstáculo para as empresas de mídia tradicionais e entidades.
A comunicação se transformou.
O esporte emergiu como uma opção eficiente em um contexto de transformações nas mídias.
A notoriedade não surge ao acaso.
Para estabelecer canais de comunicação efetivos e estabelecer uma comunicação segura, é importante considerar alguns aspectos.
As mensagens precisam ser transparentes, diretas, sucintas e cativantes.
Sempre buscando esclarecer antes das questões e questionamentos da comunidade.
As mensagens mais do que rápidas, devem ser precisas. Na comunicação, atitudes não assertivas raramente alcançam metas.
É crucial expressar as emoções que realmente querem expressar através das palavras, seja na fala ou na escrita. Uma linguagem pessoal, confiante e, sobretudo, ética.
Não adianta orientar a todos sobre como agir e agir sem seguir seus próprios conselhos.
É fundamental contratar ou consultar especialistas em comunicação.
Nem só de desenvolvimento tecnológico se faz a era digital. As pessoas e os seus comportamentos são extremamente importantes para compreender e fomentar a transformação digital nas organizações.
Diante da hiper conexão, as empresas precisam analisar o comportamento do público para garantir competitividade, aprimorar a comunicação, identificar o público-alvo e compreender suas principais necessidades.
As organizações esportivas estão preparadas para esse desafio? O produtivo apresentado por elas é atrativo? Qual a estratégia de comunicação?
Palavras chave: Comunicação; Visibilidade; Esporte.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
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