Após as edições do Campeonato Universitário dos Estados Unidos (NCAA), no feminino e no masculino, a competição universitária mais prestigiada do mundo, surgem as perguntas habituais:
Como essa competição impacta os Mundiais e os Jogos Olímpicos? A conversão dos tempos registrados em jardas para metros é real?
Depois das Olimpíadas, algumas das mais destacadas nadadoras dos Estados Unidos encaram a competição da NCAA como um marco significativo em suas carreiras esportivas.
Em 2017, os desempenhos individuais de Katie Ledecky, Simone Manuel e Lilly King nas Olimpíadas do Rio de Janeiro foram seguidas por vitórias na NCAA.
A temporada de 2022 da NCAA marcou o início da ascensão da medalhista de bronze olímpica nos 200m medley, Kate Douglass, enquanto suas colegas de pódio em Tóquio, Regan Smith e Alex Walsh, obtiveram triunfos.
Neste ano, o Campeonato Mundial de Natação será realizado em Singapura.
Será um motivo de estudo para comparar, uma vez mais, os desempenhos no NCAA e na principal competição de natação de 2025.
Vários nadadores alcançam o título do NCAA e do Mundial no mesmo ano.
Como exemplos mais recentes, no masculino, podemos citar Caeleb Dressel (USA) – 50m nado livre, 100m nado livre e 100m nado borboleta, e Chase Kalisz (USA) – 400m nado medley, ambos em 2017.
Em 2023, Leon Marchand (FRA) venceu no NCAA e no Mundial nas provas de 200m e 400m nado medley.
León também foi campeão no NCAA de 2024 e campeão olímpico.
Os nadadores universitários americanos treinam e competem em jardas durante 7 meses na temporada.
Uma das razões da modificação da data de seletiva dos USA ser mais próxima do Mundial é para a adaptação de seus nadadores de jardas para metros.
Dois nadadores brasileiros participaram com destaque no NCAA de 2025.
Stephanie Balduccini foi 3ª colocada nas 200 jardas (aprox. 183 m) nado livre e Guilherme Caribé foi 3º classificado nas provas de 50 jardas (aprox. 46 metros) e 100 jardas (aprox. 91 metros) nado livre.
Eles terão pouco tempo de adaptação para participar do Troféu Maria Lenk, principal competição do país e seletiva para o Mundial de Singapura, a ser realizado no Rio de Janeiro, de 21 a 26 de abril de 2025. O troféu Maria Lenk será realizado em piscina de 50 metros.